Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Superintendência do Trabalho e Dieese lançam o Anuário em Rondônia


 
A Superintendência do Trabalho e Emprego de Rondônia e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE lançam, nessa quarta-feira (30), no Aquárius Selva Hotel, a partir das 10 horas, o Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda - brasileiro, regional e rondoniense - com a participação de representantes de órgãos do governo, dos empresários e dos trabalhadores. 

O Superintendente do Trabalho e Emprego de Rondônia, Ruy Parra Motta, explicou que esse lançamento vem acontecendo em todos os estados brasileiros e que esse trabalho é uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE.

“Trata-se de mais uma importante ação de disseminação das estatísticas do mercado de trabalho, disponibilizando uma base de indicadores essencial para a transparência na avaliação e planejamento dos gestores públicos e privados”, explicou Ruy Motta.

“Esta é uma publicação financiada com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e tem o objetivo de fornecer elementos para o conhecimento da realidade do mercado de trabalho brasileiro, regional e rondoniense. É uma coletânea de indicadores sobre programas e políticas públicas voltadas para a disseminação das informações sobre Mercado de Trabalho, Intermediação de Mão de Obra, Seguro Desemprego, Qualificação Social e Profissional (PNQ), Economia Solidária, Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger) e Juventude, subsidiando o trabalho da Superintendência Regional do Emprego e Trabalho, das Secretarias Municipais e Estadual de Trabalho, das Comissões/Conselhos Municipais e Estaduais de Emprego e dos demais agentes públicos e privados com foco nas ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda em Rondônia”, disse Angela Schwengber, técnica do DIEESE responsável pela coodenação do seminário e apresentação do Anuário durante o lançamento.

“A publicação retrata o mercado de trabalho brasileiro com profunda heterogeneidade estrutural, refletida na diversidade de ocupações, algumas com proteção social (trabalhista e previdenciária), outras com elevado grau de precariedade. Esta realidade impõe um enorme desafio aos gestores de fomentar a universalidade, transversalidade e a integração das políticas públicas de emprego, trabalho e renda. Finalmente, o Anuário elaborado pelo DIEESE, em parceria com o MTE, torna-se uma importante ferramenta para os formuladores de políticas públicas do país”, destacou o Superintendente do Trabalho e Emprego em Rondônia, Ruy Motta.

Fonte: Ascom/SRTE/RO

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)