Sexta-feira, 28 de novembro de 2008 - 19h01
PORTO VELHO - O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não julgou o pedido de intervenção federal em Rondônia feito pela Procuradoria Geral da União, por conta de denúncias de superlotação e más condições de atendimento no presídio Urso Branco. O governo está preocupado e decretou estado de emergência no sistema prisional.
O juiz da Vara de Execuções Penais, Sérgio Willian, analisa esta semana o pedido do Ministério Público para interditar o presídio. Caso a interdição se concretize, o Urso Branco não poderá receber mais presos.
Lotação
A lotação, hoje, é acima de 1,1 mil detentos, número superior à capacidade que é de 456 presos. Havia 1.260 presos em condições desumanas quando representantes do Conselho Nacional de Justiça estiveram no presídio em outubro deste ano.
A falta de colchões, racionamento de água, superlotação, ociosidade e maus tratos são algumas das denúncias que ameaçam o Poder Executivo estadual.
Promessa
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça, o governador de Rondônia, Ivo Cassol, decretou estado de emergência no sistema penitenciário e se comprometeu a construir dois presídios em Porto Velho, um de 420 e outro de 470 vagas.
O objetivo é desafogar a superlotação das unidades prisionais e evitar a intervenção federal no estado, pedida pelo procurador geral da União, o juiz Ségio Willian e avaliada no STF.
As torturas e mortes no decorrer da década de 90 no Urso Branco foram responsáveis pela condenação do Brasil na corte interamericana de direitos humano.
Fonte: TV Rondônia
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)