Sexta-feira, 28 de novembro de 2008 - 19h01
PORTO VELHO - O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não julgou o pedido de intervenção federal em Rondônia feito pela Procuradoria Geral da União, por conta de denúncias de superlotação e más condições de atendimento no presídio Urso Branco. O governo está preocupado e decretou estado de emergência no sistema prisional.
O juiz da Vara de Execuções Penais, Sérgio Willian, analisa esta semana o pedido do Ministério Público para interditar o presídio. Caso a interdição se concretize, o Urso Branco não poderá receber mais presos.
Lotação
A lotação, hoje, é acima de 1,1 mil detentos, número superior à capacidade que é de 456 presos. Havia 1.260 presos em condições desumanas quando representantes do Conselho Nacional de Justiça estiveram no presídio em outubro deste ano.
A falta de colchões, racionamento de água, superlotação, ociosidade e maus tratos são algumas das denúncias que ameaçam o Poder Executivo estadual.
Promessa
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça, o governador de Rondônia, Ivo Cassol, decretou estado de emergência no sistema penitenciário e se comprometeu a construir dois presídios em Porto Velho, um de 420 e outro de 470 vagas.
O objetivo é desafogar a superlotação das unidades prisionais e evitar a intervenção federal no estado, pedida pelo procurador geral da União, o juiz Ségio Willian e avaliada no STF.
As torturas e mortes no decorrer da década de 90 no Urso Branco foram responsáveis pela condenação do Brasil na corte interamericana de direitos humano.
Fonte: TV Rondônia
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2