Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

“Somos sentinelas avançadas”, diz juíza o receber Moção...


Designada pelo Ministério das Relações Exteriores para integrar a missão de observadores brasileiros que coordenaram as eleições presidenciais no Timor Leste, onde acabou sendo vítima de um assalto em que saiu ferida nas mãos, a juíza Sandra Aparecida Silvestre, do Tribunal de Justiça de Rondônia, foi condecorada pela Câmara de Vereadores de Porto Velho com uma Moção de Aplauso na sessão especial da última terça-feira. A iniciativa da Moção é da vereadora Sandra Moraes, para quem o mínimo que a Câmara Municipal podia fazer era se manifestar aplaudindo e hipotecando solidariedade às ações da juíza que, mesmo ferida, continuou seus trabalhos naquele país, garantindo a implantação da democracia.
"Valores e bravura como os da juíza Sandra Aparecida têm que ser reconhecido e dado o devido mérito. E é nesse sentido que nos mobilizamos pela aprovação do projeto aqui na Câmara concedendo moção de aplauso a essa mulher lutadora", destacou Sandra Moraes, numa clara referência a atuação da juíza Sandra Aparecida Silvestre, que atua na terceira Vara Cível desta Comarca, e desenvolveu relevantes trabalhos durante as eleições no Timor Leste, em abril.
Ao receber a honraria, no plenário da Câmara, Sandra Silvestre na foto (C), disse que a homenagem é mais uma prova de que ela não estava louca quando optou pela magistratura rondoniense ao invés da mineira. Em poucas palavras, a magistrada lembrou de como sua atuação na justiça rápida no distrito de Extrema, na ponta do Abunã, e nos distritos do Baixo Madeira, a impulsionou e a capacitou para atuar no Timor Leste, onde ela inclusive foi homenageada pelo presidente Shanana Gusmão por sua persistência e luta intransigente pela implantação de um estado democrático naquele país.
Sandra Silvestre falou ainda de sua satisfação em ser reconhecida pelo povo como símbolo de bravura. "Muito me emociona o fato de pessoas simples, no mercado e nas ruas, me cumprimentarem pelo trabalho que fiz no Timor Leste", comentou a juíza. "Aprendi que realmente 'somos sentinelas avançadas e destemidos pioneiros', como diz o hino de Rondônia", acrescentou.
O desembargador aposentado Dimas Fonseca aproveitou o momento da homenagem para fazer uma breve explanação sobre a carreira da juíza e falar de sua satisfação em tê-la na magistratura de Rondônia. Dimas Fonseca salientou também a simplicidade e a facilidade que a juíza tem de se relacionar com as pessoas gerando e fortalecendo laços de amizade.

Fonte: Carlos Araújo – MTb 162-RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)