Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Solução com resíduos deve estimular PIM no próximo quinquênio



Anderson Vasconcelos
 

O tratamento de resíduos produzidos pelas empresas do parque fabril local pode ter novo rumo com a realização do II Workshop do “Estudo para o Desenvolvimento de uma Solução Integrada Relativa à Gestão de Resíduos Industriais no Polo Industrial de Manaus”. É que durante o encontro terá início o debate para a formulação de um Plano Diretor com propostas de solução para o estabelecimento de um sistema de gestão de resíduos industriais, a ser implementado no período de 2011 a 2015.

O evento ocorrerá na próxima sexta-feira (27), das 14h30 às 18h30, no auditório do Confort Inn, na avenida Mandii – Distrito Industrial, e faz parte da programação da quinta edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2009). Esse evento faz parte dos compromissos assumidos no Acordo de Cooperação firmado entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA, a Agência Brasileira de Cooperação - ABC-MRE e a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA.

O workshop reforça o compromisso da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) com desenvolvimento regional sem desvencilhar da segurança ambiental, ao levar em conta a redução dos impactos ambientais gerados pelos resíduos industriais do PIM. “A SUFRAMA sai do discurso das mudanças climáticas e meio ambiente e passa a investir em práticas efetivas para a manutenção das condições naturais”, afirma a superintendente da autarquia, Flávia Grosso.

O prazo para fechamento do Plano Diretor é agosto de 2010, quando encerra o tempo de vigência do estudo – de 18 meses. O projeto, homônimo do workshop, teve início em fevereiro deste ano. Na primeira etapa, à comissão técnica coube o papel de mapear os tipos de resíduos produzidos pelas fábricas do PIM, revisando as atuais condições de gestão do insumo não aproveitado pelas indústrias.

Um dos objetivos do estudo é “estabelecer procedimentos visando ao descarte adequado dos resíduos industriais, com base no princípio dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e reduzir o descarte inadequado dos resíduos”, segundo nota divulgada pela JICA, responsável técnica pelo trabalho.

Para a execução do trabalhos, o governo japonês destinou US$ 2 milhões, enquanto a SUFRAMA ficará com a atribuição de dar apoio logístico aos técnicos. Na lista dos parceiros figuram ainda a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas.

Perspectiva de crescimento

A expectativa das entidades parceiras é que o Plano Diretor fomente a vinda de empresas do ramo de gestão de resíduos industriais para Manaus e, com isso, gere oportunidades de mais empregos e renda à capital.

Pelo atual modelo, o tratamento da maior parte dos resíduos gerados no parque fabril é realizado por empresas terceiras nas próprias indústrias geradoras. Já os resíduos classificados como perigosos são enviados a outros Estados, onde há destinação adequada. O tratamento fora do Amazonas significa ainda mais custo às empresas locais. 

 
SERVIÇO

O que é: V Feira Internacional da Amazônia

Quando: 25 a 28 de novembro (exceto o Pavilhão Amazônia que encerrará no dia 29)

Onde: Studio 5 Centro de Convenções

A visita é gratuita e aberta ao público nos dias 27 a 29 


Programação
 

25 a 28 de novembro
Exposição de produtos e serviços
Local: pavilhão principal do Studio 5 Centro de Convenções
Obs: Visitação exclusiva para convidados (empresários, investidores e autoridades) nos dias 25 e 26 (quarta e quinta-feira), e aberta ao público nos dias 27 e 28 (sexta-feira e sábado). 


23 a 28 de NOVEMBRO
 

Atividades acadêmicas, com seminários, mini-cursos, mostra de trabalhos científicos, salão de negócios e empreendedorismo inovador, rodadas de negócios e de turismo, visitas técnicas a empresas do Polo Industrial de Manaus e fundações tecnológicas.
Local: * diversos, especificados na programação completa da FIAM 2009.
Obs: A participação na Jornada de Seminários Internacionais é aberta ao público, mas necessita de confirmação de inscrição no site www.suframa.gov.br/fiam/2009 


26 a 29 de NOVEMBRO
 

Pavilhão Amazônia – exposição e comercialização de produtos regionais de micro e pequenas empresas, associações e cooperativas dos Estados da região; vitrine de lançamentos; estandes para exposição de fibras, cosméticos, fitoterápicos e confecções; espaços da Cidadania, da Cultura e das Artes. Aberto ao público em geral 

Local: tenda localizada na área externa do Studio Cinco Centro de Convenções 

Obs: A visitação é restrita a convidados no dia 26 (quinta-feira) e aberta ao público, de 27 a 29 

(sexta-feira a domingo).
Informações para a Imprensa: www.suframa.gov.br/fiam/2009/index.cfm

Contatos: Rosângela Alanis: 8423-0793

Lisângela Costa: 8114-9989

Juliana Pazuello: 9102-7123

Diego Oliveira: 9112-8471

E-mail: imprensa.fiam@suframa.gov.br

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)