Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 - 14h52
O apoio para dotar Porto Velho de infraestrutura desportiva com a finalidade de formar atletas de alto rendimento para as olimpíadas de 2016 e áreas de recreação e lazer em regiões da periferia foi solicitado pelo prefeito Roberto Sobrinho durante audiência com o ministro Orlando Silva (Esportes), acompanhada pela senadora Fátima Cleide (PT-RO).

O prefeito Roberto Sobrinho reivindica apoio para a construção de um ginásio poliesportivo com capacidade para 8 mil pessoas. A Secretaria de Esportes do município elaborou o projeto Galera Olímpica (GOL), que segundo ele alia investimentos em infraestrutura e formação de talentos para competições esportivas.
“A sua visão, prefeito, é a do governo federal, é a do Ministério dos Esportes. Queremos investir nas estruturas físicas, mas preparando-as para o desafio de formar atletas. Dá para construir essa proposta em Porto Velho e a seguir trabalharmos na questão orçamentária”, disse o ministro, pedindo apoio da senadora para a aprovação de um crédito especial que o presidente Lula reenviará ao Congresso para atender o ministério.
A senadora Fátima fez um breve relato da condição social das crianças e jovens na periferia de Porto Velho, apresentando dados da violência que atinge essa parcela da sociedade. Ela também disse que 60% das famílias que vivem na periferia, conforme dados da Pastoral Carcerária, têm um jovem entre 18 e 24 anos no presídio Urso Branco. “Entendemos que o esporte pode transformar essa realidade, porém, por mais que a prefeitura faça, não é suficiente para o município que mais cresce no país”, explicou a senadora.
Praças da Juventude
Lançado recentemente, o projeto Praça da Juventude, ao custo de R$ 1 milhão e 600 mil, também foi reivindicado pelo prefeito. Ele solicita três, a ser construídas em áreas de risco social. A chamada Praça da Juventude conta com ginásio poliesportivo coberto, pista de atletismo com caixa de areia para saltos, pistas para caminhadas e para skate, centros de convivência para a terceira idade e espaço administrativo.
A senadora Fátima e o prefeito concordaram com a proposta feita pelo ministro para que um técnico da Secretaria de Esportes do município venha a Brasília para tratar do projeto GOL de acordo com a política oferecida pelo ministério. “São 28 modalidades olímpicas, mas é muito difícil um município trabalhar todas. Então, vamos definir as modalidades com que Porto Velho deseja trabalhar, observando sua vocação no esporte, e construir juntos a proposta”, disse Silva.
Fonte: Mara Paraguassú
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)