Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Site da prefeitura de Porto Velho registra um milhão de acessos


 
Às 10h23min desta quarta-feira (06/10), o site da prefeitura de Porto Velho (www.portovelho.ro.gov.br), registrou um milhão de acessos. Fato comemorado pela administração que viu com satisfação que a ferramenta criada com o objetivo de ampliar o acesso dos serviços ao público, on line, tem cumprido sua missão.

Criado no dia 04 de março deste ano e desenvolvido pelo Departamento de Recursos de Tecnologia da Informática (DRTI), da secretaria municipal de Administração (Semad), o site oferece acesso a uma série de serviços públicos, como também relata através de matérias jornalísticas, as ações do prefeito Roberto Sobrinho e de todas as secretarias municipais, coordenadorias e departamentos. As matérias são produzidas pela equipe da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura (Comdecom), ligada diretamente ao Gabinete. Com um formato “clean”, o internauta encontra com grande facilidade, informações sobre programas e serviços da prefeitura. “Além de informar, nós temos a preocupação da agilidade com a notícia. O site da prefeitura de Porto Velho não tem mais o formato dos sites institucionais antigos que colocavam lá uma matéria por dia. Nós informamos o fato, quase que simultaneamente e isso serve de pauta aos veículos de comunicação. É muito gratificante trabalhar assim, com resultado positivo e imediato do nosso trabalho” disse a jornalista Nara Vargas.

Além dos servidores públicos municipais que acessam o site para utilizar os serviços disponíveis, como Portal Servidor, um dos mais visitados, onde o usuário encontra o calendário de pagamento e recadastramento, o site também possui informativos de interesse da municipalidade e o protocolo on line, pelo qual é possível visualizar o andamento dos processos. O site também é visitado por internautas em busca de informações sobre o município e eventos da prefeitura, concursos e também leis municipais, estaduais e federais, planejamento orçamentário, contas públicas e licitações.

Dentro deste universo de informações a prefeitura disponibiliza ainda um ambiente, contendo as quantidades de vagas de empregos, oferecidas pelo Sine Municipal, como também disponibiliza o serviço Semfaz on Line, onde o cidadão tem acesso à emissão da 2ª via do seu IPTU; Certidão Negativa de Débitos de Tributos Mobiliários; emissão e confirmação de autenticidade da Certidão de Pessoa Física; emissão on line da nota fiscal avulsa, guia para pagamento da licença de funcionamento e a segunda via do alvará de funcionamento. As pessoas e órgãos interessados em receber em seu e-mail notícias sobre as ações da prefeitura de Porto Velho, basta acessar o "Boletim Eletrônico" e cadastrar o e-mail. “Hoje nós temos quase seis mil endereços eletrônicos em nosso cadastro que recebem as noticias da prefeitura, na capital, no Estado e várias partes do País. Essa é a forma mais simples, mas extremamente transparente de divulgar as ações do município”, argumentou a chefe de Gabinete, Miriam Saldaña.

Outro serviço disponibilizado é o Portal Transparência da Prefeitura, pelo qual o cidadão pode visualizar as despesas da administração municipal por empenho; o andamento da arrecadação; despesas com pessoal; relatório da gestão fiscal; relatório da execução orçamentária; demonstrativos de receitas e legislação referente a transparência de contas públicas e consultar licitações. Como forma de entretenimento o site tem uma galeria de fotos de eventos e demais ações realizadas pela prefeitura. São centenas de fotos atualizadas frequentemente, um registro com os melhores momentos e com a participação da comunidade.

Para facilitar ainda mais a interação do público com a administração municipal, o site disponibiliza outro ambiente bastante visitado, o “Fale com o Prefeito”. Um espaço para a população enviar seus comentários, críticas, sugestões diretamente ao gestor municipal. As informações inseridas neste link são tratadas diretamente pelo prefeito Roberto Sobrinho. “Quando nós criamos o site, surgiu a idéia de uma Ouvidoria, mas na verdade eu queria estreitar mais esse relacionamento com a população e no Fale com Prefeito eu posso além de receber a manifestação das pessoas, posso também encaminhar para uma solução mais rápida quando é uma solicitação ou reclamação”, enfatizou o prefeito.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)