Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sistema de táxi em Porto Velho é modelo para o Brasil


 A legislação que regulamenta o sistema de exploração dos serviços de táxi em Porto Velho é modelo para todo o Brasil. Na tarde desta quarta feira (01/12), o vereador Alan Henning, de Araucaia (Paraná) e seu chefe de gabinete, Sandro José Martins, estiveram na secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), com objetivo de obter mais informações. O vereador disse que pretende criar uma lei semelhante para disciplinar o sistema de táxi em sua cidade.

Conforme o vereador paranaense, a cidade de Araucaia tem 120 mil habitantes, mas só dispõe de 37 concessões de táxi para atender a população. Ele entende que a atual legislação prejudica profissionais que trabalham há mais de duas décadas como taxista “viração”, já que a quantidade de carros não é suficiente. “É uma questão de fazer justiça com quem já atua na área há tanto tempo e não pode comprar uma placa”, enfatizou.

Com base na Lei complementar nº 291/2007 que rege o serviço de táxi na capital rondoniense, Alan Henning pretende apresentar projeto para ampliar a quantidade de concessões e transformar “virações” em permissionários. “Procuramos por todo o país, mas somente aqui encontramos um sistema de táxi que certamente funcionará bem na nossa cidade”, disse.

Henning declarou que pretende apresentar Projeto de Lei na Câmara de Vereadores de Araucaia no início de 2011. A idéia, segundo ele, é que haja pelo menos um táxi para cada mil habitantes. O político fez muitas perguntas, elogiou o trabalho da prefeitura e da Semtran e agradeceu pela receptividade.
Participaram do encontro com o vereador paranaense, o secretário de trânsito de Porto Velho, Itamar Ferreira; a ex-secretária, Fernanda Moreira e o vereador e também ex-secretário de trânsito, Cláudio Carvalho. “Isso demonstra que o prefeito Roberto Sobrinho tem trabalhado de forma correta em benefício da população”, comentou o titular da Semtran.

Mudanças

Uma das principais mudanças estabelecidas pela Lei Complementar nº 291/2007, de autoria do poder Executivo Municipal, é o fato de que cada permissionário do serviço de táxi só pode ter uma placa e um motorista auxiliar (viração). Antes, as concessões se concentravam nas mãos de poucos e as placas eram vendidas a peso de ouro.

Na época, havia 692 táxis em Porto Velho, mas com a mudança da lei, esse número subiu para 750, sendo que 21 deles, atendem exclusivamente o Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira.

Fonte: Augusto José

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes aonvoca audiência pública para aspurar abusos na desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Deputada Cristiane Lopes aonvoca audiência pública para aspurar abusos na desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento de audiência pública apresentado pela deputada fede

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia

Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

Deputada Cristiane Lopes destaca aprovação de projeto que protege crianças e adolescentes com deficiência

Deputada Cristiane Lopes destaca aprovação de projeto que protege crianças e adolescentes com deficiência

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados

O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)