Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SINTERO envia ofícios ao governador e a seduc


SINTERO envia ofícios ao governador e ao secretário de Estado da
educação para comunicar a greve dos trabalhadores em educação

A direção do SINTERO protocolou nesta quarta-feira, 01/08, ofício no Gabinete do governador Ivo Cassol e no Gabinete do secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza, no qual informa sobre a decisão tomada pelos trabalhadores em educação, em assembléia, de paralisação das atividades a partir de segunda-feira, dia 06. No documento o sindicato reitera a Pauta de Reivindicações protocolada em fevereiro, e a disposição para o diálogo visando negociar as reivindicações da categoria.

A decisão de entrar em greve foi unânime nas assembléias realizadas em todas as Regionais do SINTERO. A categoria está revoltada por ter sido discriminada pelo governo na questão do reajuste salarial. Os trabalhadores em educação reivindicam desde o início do ano a reposição das perdas salariais, que chegam a 12% só na atual administração. O governo vinha se negando a negociar a reivindicação com o SINTERO, alegando que os cofres públicos não suportam qualquer reajuste. No entanto, concedeu aumento de 73% para os secretários de Estado e de até 116% para diretores de escolas e ocupantes de cargos comissionados.

Estudos feitos pela assessoria da CUT revelaram que a arrecadação do Estado aumentou mais de 126%, e que o comprometimento da folha de pagamento em relação às receitas caiu para pouco mais de 38%, enquanto a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece o limite de 49%.

Os trabalhadores em educação estão convencidos de que o governo ainda não reajustou os salários por falta de vontade política. Nesta quarta-feira a categoria iniciou um trabalho de esclarecimento à sociedade sobre os motivos da greve. "Sabemos que os alunos e a sociedade são prejudicados com a greve, mas serão ainda mais prejudicados se não houver melhoria na qualidade do ensino através da valorização dos profissionais de educação, se permitirem que o governo continue tratando a educação com descaso", disse Claudir Mata, presidente do SINTERO.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

A aprovação por unanimidade, no Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria integral e paritária aos agentes comunitários de saúde (ACS) e

Gente de Opinião Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)