Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SINTERO envia ofícios ao governador e a seduc


SINTERO envia ofícios ao governador e ao secretário de Estado da
educação para comunicar a greve dos trabalhadores em educação

A direção do SINTERO protocolou nesta quarta-feira, 01/08, ofício no Gabinete do governador Ivo Cassol e no Gabinete do secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza, no qual informa sobre a decisão tomada pelos trabalhadores em educação, em assembléia, de paralisação das atividades a partir de segunda-feira, dia 06. No documento o sindicato reitera a Pauta de Reivindicações protocolada em fevereiro, e a disposição para o diálogo visando negociar as reivindicações da categoria.

A decisão de entrar em greve foi unânime nas assembléias realizadas em todas as Regionais do SINTERO. A categoria está revoltada por ter sido discriminada pelo governo na questão do reajuste salarial. Os trabalhadores em educação reivindicam desde o início do ano a reposição das perdas salariais, que chegam a 12% só na atual administração. O governo vinha se negando a negociar a reivindicação com o SINTERO, alegando que os cofres públicos não suportam qualquer reajuste. No entanto, concedeu aumento de 73% para os secretários de Estado e de até 116% para diretores de escolas e ocupantes de cargos comissionados.

Estudos feitos pela assessoria da CUT revelaram que a arrecadação do Estado aumentou mais de 126%, e que o comprometimento da folha de pagamento em relação às receitas caiu para pouco mais de 38%, enquanto a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece o limite de 49%.

Os trabalhadores em educação estão convencidos de que o governo ainda não reajustou os salários por falta de vontade política. Nesta quarta-feira a categoria iniciou um trabalho de esclarecimento à sociedade sobre os motivos da greve. "Sabemos que os alunos e a sociedade são prejudicados com a greve, mas serão ainda mais prejudicados se não houver melhoria na qualidade do ensino através da valorização dos profissionais de educação, se permitirem que o governo continue tratando a educação com descaso", disse Claudir Mata, presidente do SINTERO.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)