Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SINTERO discute em Brasília a atualização das gratificações


A recuperação da defasagem das gratificações dos servidores federais da educação do ex-Território foi defendida pela presidente do SINTERO, Claudir Mata, em reunião com o Diretor do Departamento de Relações do Trabalho do Ministério de Orçamento e Gestão, Wladimir Nepomuceno; com a Coordenadora Geral de Elaboração e Aplicação das Normas, Vânia Pliska Dias Santiago Cleto; e com a secretária Luiza Helena Barreto Nunes, em Brasília, na última quinta-feira.

Com a presença e o apoio do deputado federal Eduardo Valverde (PT), Claudir relatou aos representantes do governo federal que, além de agilizar o enquadramento dos servidores do ex-território na Lei nº 7.593/87, o que vai permitir a realização dos cálculos do restante da ação da isonomia, é preciso atualizar o enquadramento desses servidores nas demais leis que concederam gratificações aos servidores das instituições federais de ensino. "O problema não é só o enquadramento, porque ainda restará uma defasagem salarial a ser recuperada. Isso nós provamos às autoridades do governo", disse Claudir.

O Ministério de Orçamento e Gestão reunirá seus técnicos e marcará uma nova audiência, desta vez com a participação do Ministério da Fazenda, MEC, SINTERO, advogado Hélio Vieira, deputado Eduardo Valverde (PT) e a senadora Fátima Cleide (PT) para resolver todas as pendências relativas aos federais do ex-território.

Se houver a necessidade da edição de novas leis, ficou estabelecido que os servidores contarão com o empenho do deputado Eduardo Valverde e da senadora Fátima Cleide na Câmara dos Deputados e no Senado.

Assembléia dos servidores federais do ex-território

Nos próximos dias o SINTERO convocará os servidores federais do ex-território para repassar em detalhes todas as informações acerca das reuniões em Brasília, oportunidade em que serão sanadas todas as dúvidas e serão definidos os procedimentos a serem adotados.

 

 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)