Sábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sintero desautoriza associação a tratar da ação da isonomia


 

Aproveitadores podem prejudicar pagamento da ação aos servidores federais do ex-território

A direção do Sintero alerta aos servidores federais do ex-território para o surgimento de aproveitadores que podem prejudicar o pagamento dos precatórios da ação da isonomia. O Sintero, autor da ação da isonomia dos federais, desautoriza qualquer associação a fazer reuniões ou se pronunciar acerca do processo, visto que todas as providências jurídicas foram tomadas visando à conclusão do pagamento dos precatórios.

Recentemente a direção do Sintero e os advogados da ação promoveram assembléias em todo o Estado para tratar do assunto. A presidente do Sintero, Claudir Mata, e os advogados Luiz Felipe Belmonte, Hélio Vieira e Orestes Muniz, repassaram todas as informações e tiraram todas as dúvidas dos servidores.

O alerta, segundo Claudir, é necessário porque quando se aproxima o período de pagamento da ação, é comum aparecerem aproveitadores de olho no dinheiro dos servidores.

A direção do Sintero alerta, principalmente, quanto ao surgimento de uma associação que traz advogados de outros Estados e vem promovendo reuniões com os servidores e divulgando inverdades sobre a ação. A referida associação não tem legitimidade para representar os servidores, não possui autorização para tratar da ação da isonomia, e atua com o nítido propósito de buscar adesões junto aos servidores para tirar proveito do pagamento dos precatórios.

Os servidores federais do ex-território já foram muito prejudicados por interferências externas na ação da isonomia. Ao criar mais esse tumulto no processo, a referida associação pode prejudicar e até suspender o pagamento dos precatórios, o que contraria a vontade dos servidores, visto que os precatórios já foram expedidos e existe a previsão de pagamento já no primeiro semestre de 2009.

Para os diretores do Sintero, a associação, sem representatividade, pode estar usando reuniões sobre a isonomia para filiar servidores federais. No entanto, o sindicato esclarece que os servidores não precisam se filiar a mais nenhuma associação, pois não depende dessas entidades o pagamento da ação. O surgimento de novas entidades em torno da ação da isonomia apenas prejudica ainda mais o andamento da ação, que já se arrasta há 20 anos.

“Nós queremos que todos os servidores federais recebam o que têm direito. No entanto, quanto mais tumultos forem gerados no processo, mais atrasa o pagamento. Não é o que queremos”, disse Claudir.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoSábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),

Gente de Opinião Sábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)