Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 - 08h46
A criação de uma “Lei de Responsabilidade Educacional” para comprometer governos federal, estaduais e municipais com o ensino público foi defendida pelos representantes do Sintero na reunião do Conselho Nacional de Entidades, realizada pela CNTE em Brasília nos dias 24 e 25 de fevereiro.
Os trabalhadores em educação de Rondônia são representados no conselho pela presidente do Sintero Claudir Mata, pelo secretário geral Manoel Rodrigues e pela diretora da Regional Apidiá, Ana Iris Rolim Arraes.
No dia 24/02 uma das primeiras atividades da reunião foi um Seminário sobre o Projeto de Lei 8.35/2010 (Plano Nacional de Educação), com suas perspectivas, desafios e as emendas dos trabalhadores em educação.
O evento teve palestras do representante do CONSED, Thiago Peixoto, e da representante da UNDIME, Leocádia da Hora (secretária Municipal de Educação de Olinda-PE), além do Secretário de Assuntos Estratégicos do MEC, Carlos Augusto Abicalil.
Abicalil disse que uma das principais preocupações, no momento, é fazer funcionar o pacto federativo, em que governo federal, estados e municípios trabalhem em conjunto pela melhoria da educação.
Segundo ele, um dos pontos em discussão na Lei do Plano Nacional de Educação é a necessidade de deixar claro como será implementado o regime de colaboração entre os entes federados, além da necessidade de se criar a “Lei de Responsabilidade Educacional”.
Esta Lei, segundo ele, teria como exemplo a Lei de Responsabilidade Fiscal, em que os governos são punidos quando não cumprem as metas fiscais.
Na oportunidade a direção do Sintero defendeu uma lei que penalize os governos que não cumprem as leis da educação.
O Seminário teve, ainda, a participação de representantes da CUT, UBES, PROIFES e de editoras.
Todas as discussões do Seminário serão transformadas em ações em todo o país pela CNTE através dos sindicatos filiados.
Fonte: Adércio Dias
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar