Segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 - 12h07
Diariamente centenas de pessoas procuram o Sine Municipal para conferir o quadro de vagas ofertadas para emprego e se informar sobre a documentação necessária. As listas se encontram à disposição no balcão de atendimento e afixada na porta de entrada.
O que poderia ser feito facilmente pela internet, sem a necessidade de deslocamento até o Sine, (localizado na Rua José do Patrocínio, no centro da cidade), conforme explica o diretor João Marcos. “O site da prefeitura (www.portovelho.ro.gov.br) tem todas as informações necessárias e diariamente disponibiliza o número de vagas e os cargos, como também os documentos para apresentação no momento do cadastro. Isto facilita muito a vida das pessoas que procuram por uma vaga de emprego. Tendo acesso a internet, a pessoa mesmo de casa, saberá o quadro de vagas ofertado, não precisa enfrentar nenhuma fila e economiza tempo”, explicou, lembrando que o site da prefeitura pode ser acessado através do endereço www.portovelho.ro.gov.br e o quadro de vagas do Sine está disponível no link “Serviços”.
João Marcos acrescenta que a unidade acaba superlotada por pessoas que procuram apenas informações como estas. “Muita gente se desloca até o Sine e se não tem o cargo ou função que procura, acaba voltando para casa e fazendo o retorno outras vezes. E quando tem a vaga, não sabe a documentação necessária, então acaba realizando a mesma rotina e assim superlotando a unidade apenas para obter estas informações que estão disponíveis facilmente no site”, disse Marcos.
Além disso, segundo o diretor do Sine, emissoras de Tv e rádios, jornais impressos e sites, utilizam o serviço ofertado no “site da prefeitura”, que é atualizado pela manhã e tarde, e divulgam em seus respectivos espaços destinados a informar sobre vagas de empregos. “Nacionalmente este serviço é utilizado, porque vários sites acessam o link do quadro de vagas e divulgam”, completou.
Implantação e serviços
O Sine Municipal foi implantado pela prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), com o objetivo de intermediar a relação entre os trabalhadores que buscam uma colocação profissional e as empresas que necessitam de mão-de-obra. O programa operacionalizado pela Semdestur, por meio do Departamento do Trabalho e Qualificação é inteiramente gratuito, ou seja, não custa nada para o trabalhador e nem para a empresa.
Além desta missão o Sine oferece outros serviços como emissão de carteira de trabalho - caso o trabalhador não possua ou tenha perdido a sua, o Sine faz o serviço que é realizado através de um convênio com a Delegacia Regional do Trabalho - qualificação de trabalhadores de baixa renda e escolaridade e jovens que almejam o primeiro emprego e também a requalificação da mão de obra de trabalhadores que pretendem exercer outras atividades realizadas através de cursos em parcerias com organizações e entidades não governamentais que atuam na área de profissionalização e ainda a habilitação do Seguro Desemprego, feita em parceria com o Ministério do Trabalho.
Fonte: Meiry Santos & Comdecom
Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia
O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao
Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres
Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est
Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia
Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost
O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),