Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SINDUSCON: Construtoras querem participar do planejamento de Porto Velho



Códigos de Postura, de Obras e Tributário deverá receber sugestões de empresários

Empresários da construção civil de Porto Velho querem participar de forma mais direta no planejamento da cidade, principalmente deste momento de transformação pelo qual o município está passando. Para isso, um grupo de diretores do Sindicato da Construção Civil de Porto Velho (Sinduscon-PVH) se reuniu na tarde de ontem com o prefeito em exercício, Emerson Castro, quando manifestaram a intenção e ofereceram algumas sugestões.

Participaram da reunião os secretários Wilson Correia, da Fazenda; e Israel Vieira, da Secretaria Municipal de Projetos Específicos (Sempre).

Emerson Castro lembrou que a administração participativa é uma das marcas da administração do prefeito Roberto Sobrinho. "A forma de administrar adotada pelo prefeito Roberto Sobrinho é ouvindo moradores, entidades representativas e segmentos econômicos e sociais. Toda contribuição advinda daí é bem vinda", disse Emerson.

De acordo com o presidente do Sinduscon-PVH, Marcos Pires, os empresários querem contribuir na elaboração dos códigos de Postura, de Obras e o Tributário, os três em processo de elaboração. O atual Código de Postura de Porto Velho é de 1972, de uma época em que não se vislumbrava um crescimento tão vertiginoso.


Sugestões

Um dos pedidos do empresariado da construção civil é a simplificação da cobrança do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza). Normalmente, numa construção os gastos são divididos em 60% para a compra de materiais e 40% para pagamento da mão-de-obra. O Sinduscon-PVH quer que sobre a alíquota de 5% do ISSQN sobre a mão-de-obra seja aplicada automaticamente, deixando de ser obrigatória a apresentação de todas as notas fiscais para comprovar o gasto de 60% com materiais.

O próprio prefeito em exercício, Emerson Castro, sugeriu alterações, como desconsiderar as áreas de estacionamento das edificações como pavimento para efeito de tributação. "O estacionamento deve ser incentivado. Ele melhora o trânsito e ajuda na organização urbana", observou.

Emerson Castro disse que os empresários e outros setores serão convidados a participar desse planejamento. "O prefeito Roberto Sobrinho dedicou o primeiro mandato à organização do município. Neste segundo mandato as ações e planejamento de longo prazo vão deslanchar num ritmo muito mais intenso", disse ele.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)