Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SINDUSCON: Construtoras querem participar do planejamento de Porto Velho



Códigos de Postura, de Obras e Tributário deverá receber sugestões de empresários

Empresários da construção civil de Porto Velho querem participar de forma mais direta no planejamento da cidade, principalmente deste momento de transformação pelo qual o município está passando. Para isso, um grupo de diretores do Sindicato da Construção Civil de Porto Velho (Sinduscon-PVH) se reuniu na tarde de ontem com o prefeito em exercício, Emerson Castro, quando manifestaram a intenção e ofereceram algumas sugestões.

Participaram da reunião os secretários Wilson Correia, da Fazenda; e Israel Vieira, da Secretaria Municipal de Projetos Específicos (Sempre).

Emerson Castro lembrou que a administração participativa é uma das marcas da administração do prefeito Roberto Sobrinho. "A forma de administrar adotada pelo prefeito Roberto Sobrinho é ouvindo moradores, entidades representativas e segmentos econômicos e sociais. Toda contribuição advinda daí é bem vinda", disse Emerson.

De acordo com o presidente do Sinduscon-PVH, Marcos Pires, os empresários querem contribuir na elaboração dos códigos de Postura, de Obras e o Tributário, os três em processo de elaboração. O atual Código de Postura de Porto Velho é de 1972, de uma época em que não se vislumbrava um crescimento tão vertiginoso.


Sugestões

Um dos pedidos do empresariado da construção civil é a simplificação da cobrança do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza). Normalmente, numa construção os gastos são divididos em 60% para a compra de materiais e 40% para pagamento da mão-de-obra. O Sinduscon-PVH quer que sobre a alíquota de 5% do ISSQN sobre a mão-de-obra seja aplicada automaticamente, deixando de ser obrigatória a apresentação de todas as notas fiscais para comprovar o gasto de 60% com materiais.

O próprio prefeito em exercício, Emerson Castro, sugeriu alterações, como desconsiderar as áreas de estacionamento das edificações como pavimento para efeito de tributação. "O estacionamento deve ser incentivado. Ele melhora o trânsito e ajuda na organização urbana", observou.

Emerson Castro disse que os empresários e outros setores serão convidados a participar desse planejamento. "O prefeito Roberto Sobrinho dedicou o primeiro mandato à organização do município. Neste segundo mandato as ações e planejamento de longo prazo vão deslanchar num ritmo muito mais intenso", disse ele.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) poderá conquistar o Selo Diamante na avaliação de transparência pública promovida pela Associação dos M

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Nesta sexta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de entrega

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)