Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SINDUR, 24 anos de lutas e conquistas




O Sindur foi fundado em 18 de outubro de 1984, com o nome de Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Rondônia, sendo reconhecido oficialmente em 26 de novembro de 1985. Nesse período, na plena intenção de defender os interesses e direitos de seus filiados, o Sindur vence sua primeira batalha: negocia o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho com a Ceron e a Caerd, no qual, além das conquistas da CLT, garante índices de reajustes salariais, um fato inusitado em um País onde apenas as grandes categorias tinham esse direito. Outras vitórias foram alcançadas nessa primeira luta.O Sindur cresceu e ampliou também sua importância no cenário nacional do sindicalismo, transformou-se em sindicato forte, filiado a CUT - Central Única dos Trabalhadores e a FNU - Federação Nacional dos Urbanitários.

A evolução da nossa Luta

Outros avanços que se seguiram ano a ano trouxeram também muitas garantias, o que deu uma melhoria salarial considerável aos nossos filiados da Caerd, Ceron, Eletronorte, Termonorte,SAAE de Vilhena e Guascor do Brasil, empresas que passaram a oferecer melhores condições de trabalho, além de vários benefícios.  Não resta dúvida de que o saldo destes 24 anos é realmente positivo. Os trabalhadores filiados do Sindur estão de parabéns. A cada luta, a categoria prova que somos batalhadores e que estamos no caminho certo, pois a luta constante em defesa das empresas públicas de qualidade trouxe também o principal benefício para a população: a melhoria dos os serviços prestados com qualidade, por profissionais capacitados.

Hoje o Sindur pode se orgulhar de ter representantes políticos em várias esferas, que alcançaram cadeiras nas câmaras Municipal, Estadual e Federal. A Gestão Compartilhada da Caerd, com o objetivo de administrar uma empresa com diretores representantes do serviço público e dos trabalhadores, é reconhecida em todo o estado e também em nível nacional e internacional.

A Formação Profissional

Uma das preocupações da direção do Sindur tem sido a formação e conscientização política e social dos seus filiados. Neste sentido, temos participado de seminários e congressos da categoria, além das constantes reuniões que nos tem levado para mais perto dos nossos companheiros, inclusive do interior. O Sindur é hoje um dos mais respeitados sindicatos de Rondônia, com cerca de 1.600 filiados das empresas Caerd, Ceron, Eletronorte, Termonorte, SAAE-Vilhena e Guascor. Sem dúvida o Sindicato dos Urbanitários de Rondônia é um marco para o movimento sindical rondoniense. Um sindicato que conseguiu se fortalecer diante de sua base e servir de referência para outros sindicatos por sua visão estratégica. Os efeitos e resultados de toda essa luta, durante estes 24 anos do Sindur estão nos inúmeros acordos Coletivos de Trabalho, na maioria vitoriosos, sempre lutando por um salário justo, melhores condições de trabalho e pela dignidade dos urbanitários de Rondônia. Temos absoluta certeza que novas lutas deverão acontecer para buscar novas conquistas.
   
Não podemos deixar de mencionar a coerência e o bom senso da direção de nossas empresas, que passaram a reconhecer nossos direitos, cumprindo nossos acordos, permitindo assim um canal de entendimento patrão-empregado, o que traz benefícios tanto para os trabalhadores, como para a sociedade em geral, que acaba por receber um serviço de qualidade.  Mas tudo isso não seria possível sem a parte principal da nossa história: Os trabalhadores filiados do Sindur. Na comemoração destes 24 anos, os Urbanitários de Rondônia é que estão de parabéns, pois a cada luta, a categoria prova que somos batalhadores e que estamos no caminho certo, pois a luta constante em defesa das empresas públicas de qualidade trouxe também o principal benefício para a população: a melhoria dos serviços prestados com qualidade por profissionais capacitados.   

Fonte: Ascom

        

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)