Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sindicatos têm 30 dias para garantir continuidade do Seguro Pecúlio



No dia 11 de outubro, foi realizada audiência com o Juiz de Direito da 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho para tratar sobre o seguro pecúlio contratado com a seguradora Zurich (Processo 7020057-35.2017.8.22.0001/TJRO).

Ficou acordado que os sindicatos: SINDAFISCO - Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Rondônia, SINTERO - Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia e SINDSAÚDE - Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia tem o prazo de 30 dias para juntar nos autos do processo o termo de opção do seguro pecúlio.

Portanto, os filiados devem procurar seus respectivos sindicados a partir da próxima semana (23 de outubro) para assinar o termo de opção autorizando o desconto em folha do pagamento do seguro, sendo o pagamento do mês atual e um mês atrasado.

“É importante que todos busquem seus sindicatos e vejam o que foi acordado, e as providências que devem ser tomadas. Estamos buscando uma solução há algum tempo e agora foi acordada a realização do pagamento, então temos que ficar atento aos prazos”, reforçou Mauro Roberto da Silva, Secretário Geral do SINDAFISCO.

ENTENDA O CASO

Há mais de trinta anos o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia - IPERON e a seguradora Zurich Minas Brasil Seguros S.A. celebraram contrato de seguro de vida em grupo/pecúlio, tendo como segurados os servidores públicos do Estado, sendo que a inclusão dos servidores na época foi efetivada de forma compulsória. Tal pagamento do prêmio era efetivado mediante consignação em folha de pagamento dos servidores (segurados/consignatários), de responsabilidade da Administração Estadual (consignante), e repassado à seguradora, desta feita na condição de consignatária.

Acontece que há alguns anos o IPERON abdicou da condição de estipulante desse seguro/pecúlio, passando a sê-lo uma determinada seguradora e a consignação do prêmio passou a ser facultativa. Tal seguradora foi sucedida em 2011, pela Zurich Minas Brasil Seguros S.A., que assumiu a condição de consignatária, bem como as obrigações, direitos e deveres pactuados.

No entretanto, a Administração Estadual/SEGEP suspendeu os descontos em folha de pagamento relativos ao contrato de seguro/pecúlio, causando prejuízo a mais de 50 mil servidores estaduais.

 Fonte: Quetila Ruiz

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)