Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sindicatos querem processo operacional da transposição concluído ainda em 2010


 
A presidente do Sintero Claudir Mata e o secretário-geral do sindicato, Manoel Rodrigues, participaram ontem (quarta-feira, 17/11) de reunião em Brasília com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira para tratar da transposição dos servidores estaduais para o quadro da União.

Participaram da reunião vários sindicalistas, o governador eleito Confúcio Moura e integrantes da bancada federal de Rondônia.

A direção do Sintero cobrou agilidade no encaminhamento da transposição, que depende da nomeação de uma comissão responsável, o que deverá ser feito por decreto presidencial.

Duvanier Ferreira disse que o decreto criando a comissão já esta pronto na mesa do ministro do Planejamento Paulo Bernardo e que será apresentado dia 23 de novembro, conforme compromisso assumido anteriormente, durante visita a Porto Velho no mês de setembro deste ano. Ele ressaltou ainda que a transposição será feita dentro da segurança jurídica e operacional.

A comissão executora da transposição será composta por dois membros do Ministério do Planejamento, dois do Ministério da Fazenda e dois da Advocacia Geral da União, e será acompanhada por integrantes do Governo do estado de Rondônia e da Comissão Intersindical.

Ficou patente durante a reunião que a comissão cumprirá exatamente o que estabelece a Emenda Constitucional nº 60 e a Lei de regulamentação.

A direção do Sintero e os demais sindicalistas solicitaram ao Ministério do Planejamento que todo o processo operacional da transposição seja concluído ainda em 2010, prometeu o Presidente Lula em visita a Rondônia. Duvanier Ferreira garantiu que o Ministério do Planejamento está empenhado para que a promessa seja cumprida.

No final da reunião os sindicalistas fizeram um documento endereçado à bancada federal para que os parlamentares procurem o ministro Paulo Bernardo com a finalidade de tomar conhecimento do conteúdo do decreto de nomeação da comissão.

Os sindicalistas consideram importante esse acompanhamento para fazer com que o decreto contemple o que está estabelecido na Emenda Constitucional nº 60.

A presidente do Sintero Claudir Mata considerou bastante positiva a reunião e o resultado satisfatório. “Sabemos da ansiedade e da expectativa dos servidores, que juá perderam muito tempo enquanto poderiam estar nos quadros da União. Porém, estamos vendo que o processo está caminhando para a sua conclusão. Como fizemos desde o início, o Sintero acredita na transposição e vai manter a luta para que se faça justiça com os servidores contratados até 1991, inclusive os aposentados”, disse Claudir.

Fonte: Adércio Dias


 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)