Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sindicatos e Pescadores fazem manifestação na ALE


Os sindicatos de servidores estaduais de várias categorias, juntamente com a CUT, a Força Sindical e os pescadores do Vale do Guaporé, acompanharão as sessões extraordinárias da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira, quando cobrarão dos deputados estaduais a votação de matérias de interesse público e pedirão a rejeição de matérias que privilegiam protegidos políticos.

Na semana passada os sindicatos encaminharam documento ao presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos Oliveira, em que pedem a suspensão da votação de Projetos de Lei do Executivo que concedam reajustes isolados a determinados segmentos em discriminação da maioria dos servidores. O documento também solicitou a divulgação, com antecedência, da pauta e dos horários de votações das convocações extraordinárias, para que os sindicatos e os servidores possam acompanhar.

Os sindicalistas alertam o presidente da Assembléia Legislativa para o descontentamento geral dos servidores estaduais com o governo do Estado, cuja revolta será ainda mais acentuada se forem votados e aprovados projetos como o que autoriza reajuste de 73% para os secretários de Estado e o que aumenta os salários de diretores de escolas em mais de 100%. Os servidores estaduais, que estão com defasagem salarial de 12% só no atual governo, reivindicam reposição das perdas, mas não estão sendo atendidos pelo governo.

 

Assinam o documento o SINJUR (servidores do Judiciário), SINGEPERON (agentes penitenciários), SINTERO (trabalhadores em educação), SINTRAER (servidores do executivo), SINDSAÚDE (servidores da saúde), SINDAFISCO (auditores fiscais) SIDERON (enfermeiros), SIMPORO (motoristas), SINDIFISCO (grupo fisco), SINSEMPRO (Ministério Público), SINSDET (Detran), além da Força Sindical e da CUT.

 

Pescadores

Os pescadores do Vale do Guaporé reivindicam a revogação da Lei nº 1.729, chamada de "Lei da Fome", dispositivo que proíbe a pesca profissional, prejudicando centenas de famílias ribeirinhas que vivem do pescado. A categoria reivindica que os deputados suspendam a aplicação da "Lei da Fome" e realizem um processo de debates e audiências sobre uma nova legislação, visando disciplinar a pesca e a exploração turística, de forma que permita a sobrevivência dos pescadores e a preservação do meio ambiente.

Caso não consigam o atendimento das reivindicações nos próximos dias, as famílias de pescadores atingidas, que residem em Pimenteiras, se deslocarão até a Capital, fazendo uma parada em Ouro Preto, base eleitoral do deputado Alex Testoni, autor da Lei, onde será realizada uma passeata e um ato público. Em Porto Velho, as famílias ficarão acampadas até que as autoridades do Executivo e do Legislativo atendam suas reivindicações.


Fonte: Adércio Dias
Foto: A.Correia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrocom começa nesta quinta-feira em Cerejeiras com programação voltada ao agro

Agrocom começa nesta quinta-feira em Cerejeiras com programação voltada ao agro

A terceira edição da Agrocom (Feira de Negócios do Agro, Comércio e Família) tem início nesta quinta-feira (9), em Cerejeiras, reunindo produtores

Pré candidato ao Senado por Rondônia, Luís Fernando é homenageado em Brasília

Pré candidato ao Senado por Rondônia, Luís Fernando é homenageado em Brasília

O trabalho do ex-secretário de Finanças de Rondônia, Luís Fernando, acaba de ser reconhecido nacionalmente pela mais alta entidade que coordena a im

Deputado  Alex Redano solicita recuperação da Linha B-106, em Cujubim  Indicação atende demanda de moradores e busca melhorar condiçõ

Deputado Alex Redano solicita recuperação da Linha B-106, em Cujubim Indicação atende demanda de moradores e busca melhorar condiçõ

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação da Linha B-106, no município de

Deputada Silvia Cristina destaca os três anos de funcionamento do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Deputada Silvia Cristina destaca os três anos de funcionamento do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Durante pronunciamento no plenário em Brasília, nesta terça-feira (07), a deputada federal Sílvia Cristina destacou os três anos de funcionamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)