Terça-feira, 10 de fevereiro de 2009 - 18h27
Reunidos na manhã desta terça-feira (10/02) no Sindafisco, lideres de praticamente todos os sindicatos que representam os servidores públicos estaduais anunciaram a criação de um fórum permanente para discutir os problemas comuns do funcionalismo público estadual, e para reforçar a luta por reposição salarial.
Participaram do encontro dirigentes do Sintero (trabalhadores em educação), Sindsaúde (servidores da saúde), Simporo (motoristas oficiais), Sinsempro (servidores do Ministério Público), Sindafisco (auditores fiscais), Sinsdet (servidores do Detran), Sinjur (servidores do Judiciário), e do Sindifisco.
A primeira deliberação do fórum foi a realização de um dia de paralisação, em 11 de março, chamado “Dia de Mobilização do Servidor”, como forma de chamar a atenção do governo para a necessidade de dialogar com os representantes dos servidores.
Durante a reunião se discutiu, principalmente, a defasagem salarial dos servidores públicos estaduais. De acordo com os sindicalistas, os funcionários públicos de Rondônia não suportam mais o arrocho salarial, como também não aceitam como resposta a falta de recursos, já que a crise econômica mundial não atingiu o governo do Estado, conforme demonstram os índices de arrecadação.
“Constantemente são divulgados recordes de arrecadação de impostos pelo governo do Estado, e não se vê qualquer movimentação do governo do estado no sentido de recompor os salários dos servidores”, disse Claudir Mata, presidente do Sintero.
O presidente do Sindafisco, Mauro Roberto, destacou a importância da união das categorias de servidores públicos para reforçar as negociações. “O governo do Estado precisa ouvir e discutir as reivindicações com os sindicatos. Para que isso ocorra, é importante que os representantes das categorias estejam unidos”.
Sobre a arrecadação, Mauro informou que neste mês de janeiro o Estado teve um aumento de 16% nas receitas, comparando com janeiro de 2008. Em relação a 2007, a arrecadação cresceu 25,8%. Com base nesses números os servidores públicos acreditam que o governo só não concede aumento salarial se não quiser.
A reunião dos sindicalistas concluiu pela elaboração de um ofício a ser protocolado no Gabinete do governador solicitando uma audiência urgente, através da qual o governador possa receber os representantes dos sindicatos. A audiência tem como finalidade discutir uma pauta conjunta de reivindicações que contemple reajuste salarial e aumento do valor do auxílio saúde.
Os sindicalistas voltam a se reunir no dia 02 de março para detalhar as estratégias de luta e as atividades a serem realizadas no Dia de Mobilização do Servidor.
Fonte: Adércio Dias
Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara
Nesta sexta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de entrega
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu