Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sindicato vai às bases para esclarer sobre ação do FGTS


Diretores do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) dividiram-se em três grupos para fazer visitas às agências bancárias e cooperativas de crédito de todo o Estado, a fim de levar maiores esclarecimentos sobre a ação de reposição de valores da Taxa Referencial (TR) do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), defasados desde o ano de 1999, que a entidade vai ajuizar para seus filiados.

Os dirigentes, além de também fazerem a distribuição da última edição do jornal impresso da entidade, também fizeram uma breve avaliação das conquistas obtidas com a Campanha Nacional dos Bancários 2013.

O presidente José Pinheiro, o diretor de Imprensa Clemilson Farias e os diretores regionais Paulo Pereira (Cacoal) e Sidney Celso (Vilhena), visitaram os municípios que compõem a regional Cacoal, que são Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Alta Floresta, Santa Luzia e Espigão do Oeste.

Os diretores José Toscano (Jurídico), Cleiton dos Santos (Saúde) e Jonas Pinheiro (regional Ariquemes) visitaram as agências dos municípios de Ariquemes, Buritis, Monte Negro, Machadinho do Oeste, Alto Paraíso e Cacaulândia.

Já os diretores Osvaldmundo Esteves (Administração) e Irineu Almeida (regional Ji-Paraná) estiveram nas unidades de Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Urupá, São Miguel do Guaporé, Jarú, Ouro Preto, Nova União e Teixeirópolis.

Os municípios do Cone Sul, que compõem a regional de Vilhena - Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, e Corumbiara - serão visitados pelo diretor regional Sidnei Celso.

Com as visitas da regional de Vilhena, o alcance do Sindicato atingirá aproximadamente 80% de sua base e até o final do ano vai totalizar os 100% de toda a base estadual.

FGTS

Os diretores explicaram aos funcionários de bancos públicos e privados e das cooperativas de crédito do interior que a ação do FGTS se refere à TR, índice de correção utilizado para atualizar os valores depositados nas contas de FGTS mas que, desde 1999, o Governo Federal vem aplicando a atualização a apenas este índice, ignorando os índices inflacionários anuais.

Desde 1999 os percentuais a título de TR reduziram gradativamente e em 2012 chegou a zero. Com isso o dinheiro do trabalhador encontra-se totalmente defasado. O dinheiro do empregado que está depositado na conta vinculada está sem correção. A referida ação engloba o período de 1999 até os dias atuais e essas diferenças a título de correção podem chegar até a 88,3%.

A ação judicial é direcionada a todos os empregados que trabalharam sobre o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e é um direito garantido até mesmo aos que já sacaram os valores de FGTS durante este período.

Fonte: RONDINELI GONZALEZ
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

A aprovação por unanimidade, no Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria integral e paritária aos agentes comunitários de saúde (ACS) e

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)