Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sindicato vai às bases para esclarer sobre ação do FGTS


Diretores do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) dividiram-se em três grupos para fazer visitas às agências bancárias e cooperativas de crédito de todo o Estado, a fim de levar maiores esclarecimentos sobre a ação de reposição de valores da Taxa Referencial (TR) do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), defasados desde o ano de 1999, que a entidade vai ajuizar para seus filiados.

Os dirigentes, além de também fazerem a distribuição da última edição do jornal impresso da entidade, também fizeram uma breve avaliação das conquistas obtidas com a Campanha Nacional dos Bancários 2013.

O presidente José Pinheiro, o diretor de Imprensa Clemilson Farias e os diretores regionais Paulo Pereira (Cacoal) e Sidney Celso (Vilhena), visitaram os municípios que compõem a regional Cacoal, que são Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Alta Floresta, Santa Luzia e Espigão do Oeste.

Os diretores José Toscano (Jurídico), Cleiton dos Santos (Saúde) e Jonas Pinheiro (regional Ariquemes) visitaram as agências dos municípios de Ariquemes, Buritis, Monte Negro, Machadinho do Oeste, Alto Paraíso e Cacaulândia.

Já os diretores Osvaldmundo Esteves (Administração) e Irineu Almeida (regional Ji-Paraná) estiveram nas unidades de Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Urupá, São Miguel do Guaporé, Jarú, Ouro Preto, Nova União e Teixeirópolis.

Os municípios do Cone Sul, que compõem a regional de Vilhena - Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, e Corumbiara - serão visitados pelo diretor regional Sidnei Celso.

Com as visitas da regional de Vilhena, o alcance do Sindicato atingirá aproximadamente 80% de sua base e até o final do ano vai totalizar os 100% de toda a base estadual.

FGTS

Os diretores explicaram aos funcionários de bancos públicos e privados e das cooperativas de crédito do interior que a ação do FGTS se refere à TR, índice de correção utilizado para atualizar os valores depositados nas contas de FGTS mas que, desde 1999, o Governo Federal vem aplicando a atualização a apenas este índice, ignorando os índices inflacionários anuais.

Desde 1999 os percentuais a título de TR reduziram gradativamente e em 2012 chegou a zero. Com isso o dinheiro do trabalhador encontra-se totalmente defasado. O dinheiro do empregado que está depositado na conta vinculada está sem correção. A referida ação engloba o período de 1999 até os dias atuais e essas diferenças a título de correção podem chegar até a 88,3%.

A ação judicial é direcionada a todos os empregados que trabalharam sobre o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e é um direito garantido até mesmo aos que já sacaram os valores de FGTS durante este período.

Fonte: RONDINELI GONZALEZ
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)