Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sindicato refuta título de matéria jornalística que atinge categoria bancária


 
O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Rondônia (SEEB/RO) vem a público refutar a forma com que foi publicada, em manchete de capa, uma matéria policial que atinge, de forma genérica, a todos os trabalhadores bancários do Estado.

A matéria em questão foi publicada na capa do jornal O Estadão do Norte, edição do último domingo, 22 e segunda-feira, 23 de agosto, com o título “BANCÁRIO PODE SER INFORMANTE DE ASSALTANTES”.

O presidente do SEEB/RO, Cleiton dos Santos, explica que, embora entenda que o texto foi embasado em algumas suspeitas geradas com a investigação da Polícia Civil, acerca de crimes cometidos por uma suposta quadrilha, a clientes de uma mesma agência, e que tenha sido colocada em chamada curta, na capa da edição de final de semana, de forma inconclusiva, ainda assim critica a utilização da palavra “BANCÁRIO”, que gera entendimento deturpado sobre a possível atuação ‘indevida’ de um trabalhador que pertence a uma das mais valiosas categorias funcionais da sociedade rondoniense.

“O título da capa atinge a figura do trabalhador bancário, em sua integridade, sua idoneidade e sua responsabilidade em ter informações importantes, no caso, financeira. É preocupante a publicação de notícia deste tipo, pois foi feita de forma precipitada e que não informa com precisão e ainda põe em risco a credibilidade de trabalhadores que detém informações importantes da sociedade, assim como acontece com outros segmentos de trabalhadores”, avaliou o sindicalista.

Cleiton ainda adiantou que nenhum membro da diretoria do SEEB, tampouco dos seus filiados em todo o Estado são contra a investigação policial aliada à atuação da imprensa e ainda acrescenta que nenhum ser humano está acima da lei ou isento de cometer erros, nem mesmo os trabalhadores bancários.

“Contudo, pedimos que haja prudência e sensibilidade por parte de todos antes de fazer ilações danosas sobre um profissional, seja qual for, que representa toda uma valiosa classe trabalhadora”.

Fonte: RONDINELI GONZALEZ / SEEB/RO

 

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)