Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sindicato refuta título de matéria jornalística que atinge categoria bancária


 
O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Rondônia (SEEB/RO) vem a público refutar a forma com que foi publicada, em manchete de capa, uma matéria policial que atinge, de forma genérica, a todos os trabalhadores bancários do Estado.

A matéria em questão foi publicada na capa do jornal O Estadão do Norte, edição do último domingo, 22 e segunda-feira, 23 de agosto, com o título “BANCÁRIO PODE SER INFORMANTE DE ASSALTANTES”.

O presidente do SEEB/RO, Cleiton dos Santos, explica que, embora entenda que o texto foi embasado em algumas suspeitas geradas com a investigação da Polícia Civil, acerca de crimes cometidos por uma suposta quadrilha, a clientes de uma mesma agência, e que tenha sido colocada em chamada curta, na capa da edição de final de semana, de forma inconclusiva, ainda assim critica a utilização da palavra “BANCÁRIO”, que gera entendimento deturpado sobre a possível atuação ‘indevida’ de um trabalhador que pertence a uma das mais valiosas categorias funcionais da sociedade rondoniense.

“O título da capa atinge a figura do trabalhador bancário, em sua integridade, sua idoneidade e sua responsabilidade em ter informações importantes, no caso, financeira. É preocupante a publicação de notícia deste tipo, pois foi feita de forma precipitada e que não informa com precisão e ainda põe em risco a credibilidade de trabalhadores que detém informações importantes da sociedade, assim como acontece com outros segmentos de trabalhadores”, avaliou o sindicalista.

Cleiton ainda adiantou que nenhum membro da diretoria do SEEB, tampouco dos seus filiados em todo o Estado são contra a investigação policial aliada à atuação da imprensa e ainda acrescenta que nenhum ser humano está acima da lei ou isento de cometer erros, nem mesmo os trabalhadores bancários.

“Contudo, pedimos que haja prudência e sensibilidade por parte de todos antes de fazer ilações danosas sobre um profissional, seja qual for, que representa toda uma valiosa classe trabalhadora”.

Fonte: RONDINELI GONZALEZ / SEEB/RO

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)