Quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 12h27
A atuação efetiva do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Rondônia (SEEB/RO) junto aos bancos e por meio de denúncia dos próprios trabalhadores culminou, no início do mês de junho, com mais uma visita ao banco Bradesco, um dos que mais tem sido alvo de atuação do sindicato.
Desta vez, a denúncia partiu da agência da avenida Carlos Gomes e dava conta do clima inapropriado para atendimento em massa naquela unidade, já que o sistema de climatização do banco estava com defeito e o calor no local atingiu não apenas os clientes e usuários, mas prejudicou o trabalho dos próprios bancários que, de acordo com a denúncia, sequer poderiam afrouxar o nó das gravatas para minimizar o calor do corpo.
Ao receber a denúncia, o SEEB, na pessoa do seu presidente, Cleiton dos Santos, imediatamente ligou para a gerência regional do Bradesco para que o problema fosse resolvido. No dia seguinte, nova denúncia feita ao sindicato dava conta de que o mesmo clima de calor persistia e que nenhuma solução tinha sido tomada pelo banco. Isso foi o estopim para que o presidente fosse, imediatamente, ao banco. Lá, Cleiton viu que o sistema de refrigeração já estava funcionando. No entanto, percebeu que o atendimento estava sendo feito sem a expedição das senhas, já que a máquina que imprime a senha estava em pane. Notadamente, o atendimento também foi comprometido e as filas ficaram maiores e mais lentas.
Na mesma hora o presidente do sindicato ligou para a divisão de fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda denunciando as irregularidades e o descumprimento da lei das filas. Em contato com a gerência administrativa do banco, o SEEB recebeu as garantias de que uma nova máquina de senha estava sendo adquirida e que a atual, naquele momento, já estava funcionando.
Ainda assim, por conta das denuncias do sindicato, a fiscalização da Semfaz foi ao local e, por meio do diálogo com os executivos e com o próprio presidente do SEEB, considerou que o problema já havia sido resolvido e ponderou em não autuar o banco.
“Recebemos a denúncia e fomos ao local para ver de perto e pedir esclarecimentos da gerência que, por sua vez, buscou solucionar os problemas. Com a fiscalização da Prefeitura atuando, podemos assim garantir que muitos desses problemas no atendimento bancário sejam solucionados. É essa a nossa atuação como representante destes trabalhadores”, disse Cleiton.
Fonte: RONDINELI GONZALEZ
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)