Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 - 06h04
O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Rondônia – SEEB/RO, por meio do seu presidente, Cleiton dos Santos, esteve na Agência Urbana (Rodoviária) HSBC Bank Brasil S/A de Porto Velho, na última sexta-feira (11/02), a fim de exigir do gestor daquela unidade a revogação imediata de uma Carta de Advertência dada injustamente ao bancário Wanderson Modesto de Brito, que é diretor de base do Sindicato.
O documento foi dado a Wanderson no último dia 13 de janeiro de 2011, sob a alegação de que o trabalhador teria usado de procedimentos irregulares na venda de um dos produtos ofertados pela instituição financeira, fato ocorrido ainda na metade de 2010.
No entanto, segundo contestação do próprio bancário, que é dirigente sindical, o caso se deu por conta da ordem direta de um gestor que, à época, determinou claramente a adoção de certas condutas para que os trabalhadores atingissem as metas de arrecadação não absorvidas em outras agências. A determinação direta veio com a garantia de que nenhum dos funcionários que obedecessem a ordem sofreria qualquer tipo de sanção ou retaliação.
“Mesmo com opinião contrária e com receio de sofrer retaliação, todos obedeceram e, somente agora, seis meses depois, é que o banco vem com esta advertência, e somente para mim, que sou dirigente sindical. Nunca houve insubordinação, indisciplina ou incontinência da minha parte. O que se percebe agora é uma nítida perseguição à minha pessoa”, declara o bancário, que punido, foi obrigado a trabalhar o dia inteiro em pé na área de autoatendimento do banco, sem ter direito sequer a uma cadeira para sentar.
“Percebe-se que se trata de uma evidente retaliação e perseguição contra o dirigente sindical, o que qualifica uma nítida prática anti-sindical por parte do banco e esse tipo de atitude nós não vamos admitir”, avalia o presidente do SEEB/RO, Cleiton dos Santos.
Fonte: Ascom / Sindicato dos bancários
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar