Segunda-feira, 26 de janeiro de 2009 - 11h46
Em assembléia geral realizada no dia 22 de janeiro de 2009 o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia (Sinsempro) filiou-se à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A decisão foi tomada de forma quase unânime, com apenas uma abstenção e nenhum voto contra, pelas dezenas de servidores que lotaram o local do evento.
Antes da votação, o presidente da Central, Itamar Ferreira, fez uma explanação sobre a estrutura sindical vigente, o recente reconhecimento das Centrais pelo governo Lula e o papel da CUT na luta da classe trabalhadora, que busca ampliar sua participação nos resultados produzidos pela força de trabalho, em busca uma sociedade mais justa e igualitária.
O papel da Central, segundo Itamar Ferreira, é, de um lado, unir os trabalhadores de todos os seguimentos, do campo e da cidade, para lutar por temas que fogem do campo de atuação de qualquer segmento individualmente organizado, por mais forte e atuante que seja; como: redução da tabela do imposto de renda; reformas na legislação previdenciária e trabalhista; reforma agrária e valor do salário mínimo.
E de outro cabe, também, à CUT apoiar as ações no dia-a-dia da atividade sindical, como: campanhas por plano de cargos e salários; paralisações; greves eleições sindicais dentre outras. A filiação representa, de imediato, apoio de todos os demais sindicatos filiados à CUT ao Sinsempro, que passa a fazer parte da maior Central Sindical da América Latina.
Para o presidente da CUT-RO, a filiação do Sinsempro consolida ainda mais a representatividade da Central na base dos servidores públicos, que já conta com o Sintero, Sindsaúde, Sinjur, Seater e Simporo. A Central nos últimos meses vem ampliando fortemente sua representação em Rondônia, tendo filiado dez sindicatos de trabalhadores rurais; dois de servidores municipais e três do setor de transporte, consolidando sua posição de Central com maior representatividade no Estado.
Fonte: Itamar Ferreira
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)