Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sindicato denuncia DER-RO de pagar 280 mil por laudo irregular



DER-RO paga 280 mil para empresa
elaborar laudo fajuto de servidores

O Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia (DER-RO) pagou R$ 280 mil para uma empresa da capital realizar um laudo totalmente irregular para aferição de periculosidade e insalubridade de servidores que trabalham nas residências do departamento na capital e interior do Estado. A denúncia foi feita hoje pelo presidente do Sindicato dos Motoristas Profissionais Oficiais no Estado de Rondônia (Simporo), Clay Milton Alves e sua assessoria jurídica.

De acordo com Clay Milton Alves, o relatório realizado pelo Ministério Público do Trabalho com base nas planilhas dos relatórios apresentados pela empresa PVH Serviços, Comércio, Representações e Indústria Ltda, aponta diversas irregularidades que certamente comprometem a saúde do trabalhador. Um das irregularidades apontadas no relatório é que a responsável pelos laudos, Fátima Santos, não possui habilitação para a elaboração de laudos dessa natureza.

“A CLT em seu artigo 195 é bem clara quando estabelece competência para a realização de laudos de insalubridade e periculosidade apenas para quem possuir formação como médico do trabalho ou engenheiro do trabalho. No caso, a responsável pelos laudos é apenas técnica no assunto e, portanto, sem a qualificação exigida pela legislação”, disse o assessor jurídico do Simporo, Charleston Hattmann. O advogado disse ainda que a falta de qualificação influiu diretamente no resultado final dos laudos.

O perito criminal nomeado para analisar os laudos da empresa PVH Serviços, Comércio, Representações e Indústria Ltda, Antenor Garcia de Oliveira Junior, apontou irregularidades em todos os laudos realizados nas Residências do DER localizadas em Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Alvorada, Pimenta Bueno e Vilhena. Na maioria dos casos, a perícia feita informou atividades sujeitas aos riscos (ruído, calor, poeira e fumo) sem realizar análises quantitativas, não demonstrando a concentração ou intensidade de agentes nocivos.

Na ação de Execução do Termo de Ajustamento de Conduta de nº 50/2007, o procurador do trabalho Ailton Vieira dos Santos determinou que o DER seja novamente multado por descumprimento do acordo. O TAC foi assinado em 2007 após denúncias feitas pelo Simporo em relação a situação vivida por centenas de servidores nas residência do DER de Rondônia. Nesse TAC, o diretor-geral do DER, Jacques Albagli, se comprometeu em sanar uma série de irregularidades.

Passados 3 anos, pouca coisa mudou continua sem receber periculosidade e insalubridade. A empresa PVH Serviços, Comércio, Representações e Indústria Ltda que foi contratada para resolver o problema, acabou por sua incompetência técnica na elaboração dos laudos, prejudicando o trabalhador que há 5 anos estão sem as gratificações. Esses reflexos terão influência direta no requerimento da aposentadoria especial desses servidores. A multa a que foi condenado O DER e o dinheiro da contratação da tal empresa serão pagos com dinheiro do contribuinte.

Fonte: Marcos Santana
 

 

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)