Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sindicalistas de Rondônia são recebidos por Sarney para tratar da transposição


 

Os presidentes e diretores dos sindicatos Sintero, Sindsaúde, Sinsempro, Sindifisco, Sindsaúde, Simporo, Sindler e sinsepol foram recebidos no final da tarde desta terça-feira (24/03) pelo presidente do Senado, José Sarney, em Brasília, tendo como pauta da audiência a PEC da transposição.

A audiência foi solicitada pela senadora Fátima Cleide (PT), já como resultado do encontro dos sindicalistas com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando da visita a Porto Velho, no dia 12/03. Embora tenha promovido o encontro, Fátima Cleide não pôde participar, pois o horário da audiência coincidiu com uma palestra anteriormente agendada pela senadora em uma universidade.

Ao presidente do Senado os representantes dos servidores públicos estaduais de Rondônia expuseram a situação e pediram que se faça justiça com os funcionários que estavam no serviço público quando o ex-território foi transformado em Estado. Os sindicatos e toda a bancada federal de Rondônia defendem que a transposição beneficie todos os servidores que ingressaram no Estado até 1991, dez anos após a transformação do território em Estado. Na manhã desta quarta-feira, dia 25/03, os sindicalistas deverão ter uma audiência com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer.

Segundo a presidente do Sintero, Claudir Mata, o senador José Sarney foi bastante receptivo e revelou que já conhece o assunto. Sarney disse aos sindicalistas que acompanhou a tramitação da PEC no Senado e foi a favor da sua aprovação. Agora aguarda o retorno da matéria, que tramita na Câmara dos Deputados, para aprová-la, novamente, no Senado.

Claudir considerou bastante proveitoso o encontro com o senador José Sarney e acredita com esse impulso a PEC da transposição poderá tramitar com mais agilidade. "Nós sempre tivemos confiança na nossa luta. Agora, com o apoio do presidente Lula e do presidente do Senado, José Sarney, temos certeza de que seremos vitoriosos em mais essa luta", destacou.

Os demais sindicalistas fizeram uma avaliação positiva da audiência com Sarney, e também acreditam em um resultado favorável aos servidores. Participaram da audiência os senadores Valdir Raupp e Expedito Júnior.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça apoio à Emancipação dos distritos de Rondônia em Audiência Pública na ALE-RO

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça apoio à Emancipação dos distritos de Rondônia em Audiência Pública na ALE-RO

Em Brasília, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil/RO) fez questão de participar, ainda que remotamente, da audiência pública promovida p

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

Em uma vitória expressiva para a transparência e o combate à corrupção, o Congresso Nacional leu oficialmente nesta terça-feira (17) o requerimento

Parlamentares aprovam R$ 3 milhões para premiação de escolas públicas com melhores índices de alfabetização

Parlamentares aprovam R$ 3 milhões para premiação de escolas públicas com melhores índices de alfabetização

Os deputados estaduais de Rondônia aprovaram, durante a sessão de terça-feira (17), o Projeto de Lei 888/2025, que autoriza o Poder Executivo a abri

Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia

Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia, na sessão plenária de terça-feira (17) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de autoria do vice-presidente

Gente de Opinião Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)