Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Shows musicais e entrega de Certificados marcam o aniversário da Escola de Música



A programação de aniversário da Escola Municipal Som na Leste, que completa dois anos de funcionamento em outubro, foi aberta em grande estilo na noite da última segunda-feira, 04. No palco da escola, espaço que dividiu com o Trio do Norte, o compositor Binho mostrou toda poesia e musicalidade no show “Canoa Canora” em apresentação especial para os alunos, professores e comunidade.

As composições bem elaboradas — tanto na métrica como na rítmica — e com arranjos diversificados que mesclam ritmos da Amazônia e até uma leve “pincelada” em elementos jazzísticos, Binho, cativou o público com um som que conta um pouco da história de todos nós amazônidas, num show que agradou aos ouvidos mais exigentes e que busca uma alternativa musical, imposta pelas grandes gravadoras e mídia. “Nossa preocupação é montar uma programação a altura do que representa a Escola de Música Som na Leste para os moradores da região e até para o município. O convidado para fazer essa abertura especial foi o Binho, seguindo uma norma que a Escola tem colocado em prática na abertura do semestre, nas chamadas aulas inaugurais, que é sempre trazer um artista local de destaque para se apresentar aos nossos docentes”, disse o diretor Remis Ferreira.

Na programação que se estende até a próxima sexta-feira (08), continuando com as atividades, nesta terça-feira (05), das 18h às 19h, será ministrada uma oficina de percussão aos alunos da Escola e aos moradores da zona Leste, interessados nessa prática musical. Na quarta-feira (06), no mesmo horário, será a apresentação da banda ”In Club”, para a seleta platéia. Na oficina de guitarra que acontecerá na quinta-feira (07), várias técnicas voltadas aos instrumentos serão transmitidas aos participantes. “Para fechar a programação, na sexta-feira (08), haverá uma apresentação de grupos corais, orquestra de violões e da Big Band, formada por professores da Escola. Porém, o ponto alto será a entrega dos certificados da primeira turma formada pela Escola”, disse o diretor. São 12 alunos que concluíram o curso de Teoria Musical e que tem duração de dois anos.

Além de Teoria Musical (musicalização infantil, iniciação e percepção musical), a Escola Municipal de Música Som na Leste oferece ainda cursos práticos voltados aos instrumentos como violão, contrabaixo, teclado, flauta, sax, trompete, bateria, canto coral (infantil, juvenil e adulto) e trombone. Para o próximo ano existe a previsão de implantação de mais cinco cursos: violino, piano, técnica vocal, canto individual e cavaquinho.

Ao contrário das demais Escolas da rede municipal, a Som na Leste tem um calendário letivo diferenciado e que obedece a um calendário semestral. Todos os cursos têm duração de dois anos e as vagas disponíveis são sorteadas entre os moradores dos bairros da zona Leste. “Às quintas feiras, nós apresentamos o projeto Palco Livre, criado para ser uma vitrine para os alunos da Escola e da comunidade. No final do ano acontece a apresentação do Encontro de Corais e da mostra musical dos alunos”, adiantou.

Idealizada na administração do prefeito Roberto Sobrinho, a Escola Municipal Som na Leste, foi criada para trabalhar a inclusão social dos moradores da região por meio das atividades culturais e artísticas direcionadas à área musical, a qual trabalha também a integração com a unidade local por meio das bandas de músicas dos professores e dos alunos, corais infanto-juvenis e adultos, orquestra de violão e conjunto de flauta.

Fonte:  Joel Elias
 

Mais Sobre Política

Follador defende campanha contra novo imposto – Xô CPMF

Follador defende campanha contra novo imposto – Xô CPMF

O deputado Adelino Follador (DEM) que sempre defendeu a adoção de políticas claras de incentivo e apoio a todo setor produtivo do Estado, incluindo

Biometria obrigatória encerrará no mês de setembro, em oito municípios de Rondônia

Biometria obrigatória encerrará no mês de setembro, em oito municípios de Rondônia

A Justiça Eleitoral em Rondônia encerrará, no mês de setembro de 2019, a última fase do processo de revisão biométrica do eleitorado do estado, com co

Cristiane Lopes fiscaliza demandas de Extrema e União Bandeirantes

Cristiane Lopes fiscaliza demandas de Extrema e União Bandeirantes

A vereadora Cristiane Lopes (PP) esteve nos Distritos de União Bandeirantes e Extrema para realizar o levantamento das demandas dos moradores das comu

Rondônia é o primeiro estado do Brasil a implementar Programa Criança Protegida

Rondônia é o primeiro estado do Brasil a implementar Programa Criança Protegida

Em busca de efetivar políticas públicas que, de fato, beneficiem a sociedade rondoniense, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e a primeira