Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Shows musicais e entrega de Certificados marcam o aniversário da Escola de Música



A programação de aniversário da Escola Municipal Som na Leste, que completa dois anos de funcionamento em outubro, foi aberta em grande estilo na noite da última segunda-feira, 04. No palco da escola, espaço que dividiu com o Trio do Norte, o compositor Binho mostrou toda poesia e musicalidade no show “Canoa Canora” em apresentação especial para os alunos, professores e comunidade.

As composições bem elaboradas — tanto na métrica como na rítmica — e com arranjos diversificados que mesclam ritmos da Amazônia e até uma leve “pincelada” em elementos jazzísticos, Binho, cativou o público com um som que conta um pouco da história de todos nós amazônidas, num show que agradou aos ouvidos mais exigentes e que busca uma alternativa musical, imposta pelas grandes gravadoras e mídia. “Nossa preocupação é montar uma programação a altura do que representa a Escola de Música Som na Leste para os moradores da região e até para o município. O convidado para fazer essa abertura especial foi o Binho, seguindo uma norma que a Escola tem colocado em prática na abertura do semestre, nas chamadas aulas inaugurais, que é sempre trazer um artista local de destaque para se apresentar aos nossos docentes”, disse o diretor Remis Ferreira.

Na programação que se estende até a próxima sexta-feira (08), continuando com as atividades, nesta terça-feira (05), das 18h às 19h, será ministrada uma oficina de percussão aos alunos da Escola e aos moradores da zona Leste, interessados nessa prática musical. Na quarta-feira (06), no mesmo horário, será a apresentação da banda ”In Club”, para a seleta platéia. Na oficina de guitarra que acontecerá na quinta-feira (07), várias técnicas voltadas aos instrumentos serão transmitidas aos participantes. “Para fechar a programação, na sexta-feira (08), haverá uma apresentação de grupos corais, orquestra de violões e da Big Band, formada por professores da Escola. Porém, o ponto alto será a entrega dos certificados da primeira turma formada pela Escola”, disse o diretor. São 12 alunos que concluíram o curso de Teoria Musical e que tem duração de dois anos.

Além de Teoria Musical (musicalização infantil, iniciação e percepção musical), a Escola Municipal de Música Som na Leste oferece ainda cursos práticos voltados aos instrumentos como violão, contrabaixo, teclado, flauta, sax, trompete, bateria, canto coral (infantil, juvenil e adulto) e trombone. Para o próximo ano existe a previsão de implantação de mais cinco cursos: violino, piano, técnica vocal, canto individual e cavaquinho.

Ao contrário das demais Escolas da rede municipal, a Som na Leste tem um calendário letivo diferenciado e que obedece a um calendário semestral. Todos os cursos têm duração de dois anos e as vagas disponíveis são sorteadas entre os moradores dos bairros da zona Leste. “Às quintas feiras, nós apresentamos o projeto Palco Livre, criado para ser uma vitrine para os alunos da Escola e da comunidade. No final do ano acontece a apresentação do Encontro de Corais e da mostra musical dos alunos”, adiantou.

Idealizada na administração do prefeito Roberto Sobrinho, a Escola Municipal Som na Leste, foi criada para trabalhar a inclusão social dos moradores da região por meio das atividades culturais e artísticas direcionadas à área musical, a qual trabalha também a integração com a unidade local por meio das bandas de músicas dos professores e dos alunos, corais infanto-juvenis e adultos, orquestra de violão e conjunto de flauta.

Fonte:  Joel Elias
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)