"Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: 'José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados'."(São Mateus 1,18-21)
A Palavra Jesus em hebraico quer dizer Deus da salvação; o Salvador. A salvação vem de Jesus Cristo e não há salvação sem Ele. Quantos irmãos estão enganados, buscando a salvação fora de Jesus! O anjo disse que José iria colocar o nome do Menino de Jesus, porque Ele iria salvar o povo de seus pecados....
Jesus veio ao mundo para tirar os pecados da humanidade. Por isso, Ele morreu na cruz, para arrancar o pecado do mundo, arrancar as ervas daninhas que matam o jardim da nossa alma. Há teologias que dizem que Jesus veio para trazer o bem-estar para o mundo; mas não, Ele veio para tirar o pecado do mundo. Estava anunciado há mais de mil anos que Ele viria. João Batista anunciou Jesus, ele poderia usar o que os salmistas diziam, mas não. Em São João 1,29, Ele anunciou Jesus:
“Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo". O anjo disse o mesmo para José:
"Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados".
O Senhor foi esmagado por causa da nossa iniquidade. Não existe nada neste mundo pior que o pecado. O Catecismo da Igreja Católica diz que a pior coisa para o pecador, para Igreja e para o mundo é o pecado. E para entender isso você precisa olhar para cruz. Quem arrebentou Jesus, quem o corou com espinhos, quem o pregou em uma cruz? O nosso pecado.
Jesus morreu por nós, por causa dos nossos pecados. É preciso que nesta Semana Santa façamos esta reflexão. O Senhor morreu para que saíssemos da escuridão da morte e nos limpássemos de todos os pecados. O Senhor deixou o explendor do céu para experimentar o vale de lágrimas da terra. Nós temos de experimentar o amor de Deus. Depois que Jesus desceu do céu, por amor a cada um de nós, e sofreu tudo que Ele sofreu, ninguém tem o direito de duvidar do Seu amor. Se ainda fosse possível sofrer mais como homem, Jesus teria sofrido para provar o Seu amor.
"Tende consciência de que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo, cordeiro sem defeito e sem mancha."(São Pedro 1,18-19)
Nós fomos resgatadas da morte pelo preço valioso da vida do cordeiro de Deus. A nossa salvação custou a vida d'Ele. Quanto vale a sua vida? Você vai me dizer que não tem preço. Deus deu a vida de Seu único Filho para nos salvar. A nossa salvação custou a vida de Jesus. Deus não quer perder nenhum de nós.
"Haverá mais alegria no céu por um pecador que se converta do que por 99 justos que fazem penitência". Sinta como você é precioso para Deus. Quantas pessoas acham que a sua vida não presta! Meu irmão, você é precioso para Deus, sua alma tem valor infinito para Ele. Peça perdão pelas vezes que você se desvalorizou, pois você é muito precioso aos olhos do Altíssimo. Se você não valesse nada, o Filho de Deus não teria descido do céu para salvá-lo.
O Catecismo da Igreja diz que Deus poderia ter salvo a humanidade de outra maneira, mas Ele o fez de forma que ninguém duvide de Seu amor. O segundo motivo pelo qual o Senhor fez do sofrimento a matéria-prima da salvação é porque Ele queria que entendêssemos o sofrimento. O salário do pecado é a morte. A consequência do pecado é a dor, a lágrima, o desespero e a morte.
Se queremos encontrar uma razão para todo o sofrimento que há no mundo, a resposta para esta pergunta é a morte. No plano de Deus não haveria sofrimento para ninguém, porque Deus nos criou para a vida. Foi por inveja do demônio que a morte entrou no mundo. Ele injetou a morte com o veneno do pecado. A humanidade prefere ouvir a voz do demônio do que a voz de Deus. É preciso encarar isso, pois isto é o pecado. A morte entrou no mundo, porque o pecado separa o homem de Deus. O Senhor é santo e aquele que vive no pecado não pode estar em comunhão com os santos.
O pecado da humanidade desorganiza tudo. A causa última de todo o sofrimento é o pecado. "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Foi para isso que o Senhor veio ao mundo.