Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Setor produtivo de Rondônia e Acre se une pela conclusão da ponte em Abunã


Faltando menos de 50 por cento para ser concluída, a construção da ponte sobre o rio Madeira, em Abunã, é parte da estrutura logística de integração do Brasil com os países andinos e não pode sofrer paralisação. O entendimento está pactuado entre as entidades representativas do setor produtivo de Rondônia e Acre, que se uniram pela conclusão da obra dentro do cronograma estipulado: dezembro de 2018.

Esse foi o tom dos pronunciamentos de representantes da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), da Federação das Indústrias do Acre (Fieacre), da Federação do Comércio do Acre, do Crea de Rondônia e de outras 27 entidades acreanas que se reuniram no canteiro da obra na última sexta-feira, 10.

Representando o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, o vice-presidente para assuntos de infraestrutura. Emerson Fidel Campos, realçou a importância da união do setor produtivo de Rondônia e Acre pela continuidade e conclusão da ponte. “Trata-se de uma obra estruturante da maior relevância para a economia de Rondônia e do Acre, mas também para integração do Brasil com os países andino. Estamos na rota do Pacífico”, realçou Emerson.

O projeto de construção da ponte na travessia do Madeira em Abunã é uma antiga reivindicação de Rondônia e Acre. Depois de muitas idas e vindas, a ordem de serviço foi finalmente assinada em fevereiro de 2015 e a obra já está 57 por cento pronta, faltando concluir o estaqueamento do vão central, preparação e lançamento do concreto e conclusão dos aterros e pavimentação das cabeceiras de acesso. A previsão para conclusão dos trabalhos, de acordo com o engenheiro Cleyder Razzini, responsável pela obra, é dezembro de 2018, caso não ocorra nenhum fator superveniente.

O presidente do Conselho de Representante da Fiero, Chagas Neto, lamentou a ausência de um representante do Dnit no local e assegurou que vê com grande entusiasmo a união do setor produtivo de Rondônia e Acre pela conclusão desta importante obra. “Espero que essa união e essa mobilização do setor produtivo estimule a classe política dos dois estados a trabalharem unidas pelos projetos de interesse comum, como é o caso desta ponte”, reiterou Chagas Neto.

O presidente da Federação das Indústrias do Acre, José Adriano, também realçou a atuação em conjunto com a Fiero e a adesão e apoio de outros segmentos do setor produtivo e de órgãos governamentais. “A população do Acre vive sobressaltada com a possibilidade de interrupção no fornecimento de gêneros de primeira necessidade. Agora, essa preocupação só tem aumentado, porque temos problemas na seca, com a dificuldade de atravessar o rio com pouca água e, no período da cheia, quando o grande volume de água impede a atracação das embarcações”, disse o presidente da Fieacre.

Fonte: Ascom /Fiero / Carlos Araújo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)