Quinta-feira, 24 de maio de 2012 - 07h44
O segmento gráfico, através do Sindicato das Indústrias Gráficas de Rondônia – Sindigraf/RO trouxe na tarde de ontem, (23 de maio), o técnico gráfico e colaborador do SENAI São Paulo, Guilherme Moreira que tratou temas de “Formação de Preços” e “Desperdício” no ramo gráfico. O especialista trouxe dados que permitirão aos empresários um fluxo de trabalho produtivo e eficaz para o mercado gráfico atual.
Guilherme que é administrador de empresas, também presta consultoria para a Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), além de docente do curso técnico gráfico e de pós-graduação do SENAI.
Sobre a formação de preço foram colocadas algumas situações, que para a formação de mercado no país o quesito preço se trabalha por encomenda, então o cliente encomenda o preço e o empresário tem que estar preparado para garantir custo, pagamento e margem de lucro, disse Guilherme.
Já com relação ao desperdício, que segundo o especialista acontece em várias áreas dentro da gráfica, desde a relação direta com cliente até a entrega do produto ao mesmo, e alguns exemplos são: o material que não é entregue pelo cliente; o consumo de material interno mal elaborado, a devolução de serviço; a tecnologia defasada; não possuir controles internos de informações. “Então a palavra desperdício é uma muito ampla que em toda cadeia produtiva e operacional”, citou.
O técnico diz ainda que apesar de não conhecer o setor gráfico de Rondônia, a discussão da realidade do setor gráfico e colocar em questão problemas que são os mesmos para qualquer região é de suma importância, “então os temas formação de preço e desperdício são apropriados tanto para o seminário quanto para um curso de longa duração”, disse.
Em sua segunda vez vinda à Rondônia, o especialista destaca que tratar esses temas é imprescindível para um setor tão competitivo, “então quanto melhor elaborado for o preço, melhor for controle sobre desperdício e ter informações para analisar a forma de trabalho, a necessidade de novas tecnologias para o mercado gráfico, as empresas tendem a melhorar seus resultados”, enfatizou.
A semana da indústria chama empresários e gráficos a participar na discussão em contato direto todos os profissionais e com assuntos bem tratados trarão uma qualificação na mão de obra ao setor, lembra Guilherme.
Esteve presente também o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), Denis Baú que satisfeito com o encontro, parabenizou a organização em unir a classe. “A FIERO sempre tem interesse em contribuir com sugestões e ideias que qualifiquem os setores industriais de nosso estado”, disse.
Já o presidente do Sindigraf/RO, Edson Carlos Coelho conta que o mercado rondoniense está caminhando em um grande aprendizado que colocará em prática os temas abordados nesta Semana da Indústria, e que no próximo ano o sindicato pretende realizar um encontro para todo o setor, previsto para acontecer em Ji-Paraná, também durante a Semana da Indústria.
Fonte: Comunica
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)