Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SESCOOP-RO participa de reunião técnica em Palmas



De 14 a 18 de setembro, a Organização das Cooperativas Brasileiras e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins promovem o “I Encontro Estadual de Coordenadores do Programa Cooperjovem/Formando Lideranças”, e, simultaneamente uma Reunião da Comissão Técnica do Prêmio Técnico Empreendedor para avaliação dos projetos da Região Norte. 

A extensa programação que acontecerá em Palmas, capital do estado, tem como objetivo capacitar os coordenadores do programa para o desempenho de sua função, como agente líder, ampliando o espírito e a visão cooperativista.

Na oportunidade as cooperativas rondonienses serão representadas pela assistente- técnica da Diretoria do Sistema OCB-SESCOOP/RO, Geâne Nazaré Ferreira, e pelo gerente de Capacitação do SESCOOP-RO, Robson Fernando Batistão.

Estarão, também, na capital tocantinense, executivos cooperativistas do Pará, professores ligados ao Cooperjovem, e o coordenador de Promoção Social do Sescoop Nacional Jorge Toledo, que durante o evento proferirá palestra com o tema “As Perspectivas do Sistema OCB/SESCOOP para o Programa Cooperjovem”.

A importância dos dois eventos está mostrar aos participantes como funciona o sistema municipal de ensino de Palmas, e os benefícios da parceria na Educação, através das ações realizas pelo Cooperjovem no estado do Tocantins.

Cultura cooperativista

O Cooperjovem é um programa de formação e capacitação continuada, direcionado às cooperativas educacionais e escolas da rede pública. Está implantado no Tocantins desde 2001, presente nos municípios de Palmas, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso e Dianópolis, tendo mais de 40 escolas envolvidas. Seu principal objetivo é a difusão da cultura cooperativista, através da prática dos valores essenciais como a cooperação, a solidariedade, a autonomia, a responsabilidade, a democracia, a igualdade e eqüidade, a honestidade e a ajuda mútua. Suas atividades estão voltadas para a construção participativa incentivando o aluno a relacionar-se com seu grupo e com o meio; a desenvolver o senso crítico e o processo de tomada de decisões de forma que suas opções o satisfaçam pessoalmente e que sejam socialmente positivas na construção de uma sociedade onde todos possam ter maiores possibilidades de viver em harmonia.

Fonte: Antônio Roque

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)