Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SESCOOP/RO continua com cursos técnicos em Ji-Paraná


 
Objetivo é promover maior aproximação do Sescoop com as cooperativas por meio de cursos de aperfeiçoamento

Curso de Conselheiro Fiscal – Nos dias 4, 5 e 6 (quinta-feira a sábado), no auditório da Unimed de Ji-Paraná, o SESCOOP-RO promove um curso de Conselheiro Fiscal para as cooperativas da região.
O instrutor Marcio Heleno de Souza Rodrigues abordará o tema “Cooperativismo: Instrumento para o Sucesso”.

Na oportunidade os conselheiros fiscais de cooperativas terão oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a sua atuação, numa pauta que será desenvolvida sobre aspectos técnicos do cooperativismo, cooperativas, símbolos do cooperativismo, origem do cooperativismo, princípios do cooperativismo, diferença entre sociedade cooperativa e sociedade comercial, o ambiente de atuação do conselheiro fiscal, conhecer o universo de atuação, organização interna do conselho fiscal, atuação do conselho fiscal, e para que fiscalizar.
Durante os três dias, os conselheiros fiscais receberão aulas de acompanhamento da atuação da administração, acompanhamento do quadro funcional, arquivos do conselho fiscal, função controle, órgãos de controle, conflito de interesses, conceitos de contabilidade, estrutura da contabilidade, análise de balanço objetivos da análise, requisitos do balanço, métodos de análise, indicadores para análise de balanço.

Curso de Conselheiro de Administração

Este curso, também, na cidade de Ji-Paraná, será realizado na próxima semana, durante os dias 8 e 9 (segunda e terça-feira), tendo o mesmo instrutor Marcio Heleno de Souza Rodrigues. O tema será “Cooperativismo: Instrumento para o Sucesso”, com objetivo de oportunizar aos conselheiros de administração de cooperativas conhecimentos inerentes à sua atuação, bem como ferramentas para a mesma.

Metodologia

Os cursos serão realizados através de aulas teóricas, dinâmicas vivenciais baseados na metodologia CEFE, ZOOP, MAPP tendo ainda trabalhos em grupo e trabalhos em subgrupos e estudos de caso.
Como no curso de conselheiro, será feita avaliação oral e escrita.

Márcio Heleno Rodrigues é especialista em Administração, Cooperativismo, Associativismo, Agronegócio, Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão de Processos.

Formado em Administração, com Habilitação em Administração de Cooperativas pela UFV e Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela UNINORTE; atua como consultor nas áreas de cooperativismo, associativismo e Administração, além de ser servidor público federal de carreira.

Márcio Heleno atuou por quatro anos como Superintendente da Organização das Cooperativas no Estado do Acre, e durante dois anos foi Consultor de Gestão da TATO Consultoria de Minas Gerais nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e ISSO 9000. Também, atuou como Conselheiro de Administração da Cooperativa de Credito dos Servidores Públicos do Acre.

Atualmente, Márcio Heleno Rodrigues é Conselheiro Fiscal do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Acre.

Fonte: Antôni Roque

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)