Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SESCOOP/RO continua com cursos técnicos em Ji-Paraná


 
Objetivo é promover maior aproximação do Sescoop com as cooperativas por meio de cursos de aperfeiçoamento

Curso de Conselheiro Fiscal – Nos dias 4, 5 e 6 (quinta-feira a sábado), no auditório da Unimed de Ji-Paraná, o SESCOOP-RO promove um curso de Conselheiro Fiscal para as cooperativas da região.
O instrutor Marcio Heleno de Souza Rodrigues abordará o tema “Cooperativismo: Instrumento para o Sucesso”.

Na oportunidade os conselheiros fiscais de cooperativas terão oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a sua atuação, numa pauta que será desenvolvida sobre aspectos técnicos do cooperativismo, cooperativas, símbolos do cooperativismo, origem do cooperativismo, princípios do cooperativismo, diferença entre sociedade cooperativa e sociedade comercial, o ambiente de atuação do conselheiro fiscal, conhecer o universo de atuação, organização interna do conselho fiscal, atuação do conselho fiscal, e para que fiscalizar.
Durante os três dias, os conselheiros fiscais receberão aulas de acompanhamento da atuação da administração, acompanhamento do quadro funcional, arquivos do conselho fiscal, função controle, órgãos de controle, conflito de interesses, conceitos de contabilidade, estrutura da contabilidade, análise de balanço objetivos da análise, requisitos do balanço, métodos de análise, indicadores para análise de balanço.

Curso de Conselheiro de Administração

Este curso, também, na cidade de Ji-Paraná, será realizado na próxima semana, durante os dias 8 e 9 (segunda e terça-feira), tendo o mesmo instrutor Marcio Heleno de Souza Rodrigues. O tema será “Cooperativismo: Instrumento para o Sucesso”, com objetivo de oportunizar aos conselheiros de administração de cooperativas conhecimentos inerentes à sua atuação, bem como ferramentas para a mesma.

Metodologia

Os cursos serão realizados através de aulas teóricas, dinâmicas vivenciais baseados na metodologia CEFE, ZOOP, MAPP tendo ainda trabalhos em grupo e trabalhos em subgrupos e estudos de caso.
Como no curso de conselheiro, será feita avaliação oral e escrita.

Márcio Heleno Rodrigues é especialista em Administração, Cooperativismo, Associativismo, Agronegócio, Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão de Processos.

Formado em Administração, com Habilitação em Administração de Cooperativas pela UFV e Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela UNINORTE; atua como consultor nas áreas de cooperativismo, associativismo e Administração, além de ser servidor público federal de carreira.

Márcio Heleno atuou por quatro anos como Superintendente da Organização das Cooperativas no Estado do Acre, e durante dois anos foi Consultor de Gestão da TATO Consultoria de Minas Gerais nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e ISSO 9000. Também, atuou como Conselheiro de Administração da Cooperativa de Credito dos Servidores Públicos do Acre.

Atualmente, Márcio Heleno Rodrigues é Conselheiro Fiscal do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Acre.

Fonte: Antôni Roque

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)