Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 - 10h21
Neste primeiro momento, a iniciativa conta com a adesão de 10 unidades estaduais do Sescoop, responsável pela realização da campanha junto com a Unimed do Brasil
O investimento na campanha Cooperativa Saudável é uma forma de valorizar o que temos de mais importante no cooperativismo: o capital humano. As palavras são do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante o lançamento da campanha na Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF).
Esteve presente, no lançamento que aconteceu no dia 10 de fevereiro, o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-RO, Salatiel Rodrigues.
A campanha Cooperativa Saudável tem o objetivo de incentivar a mudança de hábitos e ressaltar a importância de um estilo de vida saudável.
Para Salatiel Rodrigues, a melhor qualidade de vida traz felicidade porque as pessoas têm condições de cumprir melhor os seus objetivos, com mais saúde.
Marco histórico
Para o representante nacional do Ramo Saúde, José Abel A. Ximenes, que também é presidente da Federação Unimeds Goiás e Tocantins, o lançamento da campanha Cooperativa Saudável é um marco histórico porque marca o trabalho sobre saúde no cooperativismo brasileiro. O Sescoop, segundo ele, criou um espaço de promoção da saúde e prevenção de doenças junto as todos os ramos do cooperativismo.
Estamos promovendo a intercooperação e utilizando temas como a educação e a saúde, questões fundamentais para o sucesso de nossas cooperativas, diz Ximenes. Para ele, o cooperativismo pode dar grandes exemplos de como deve funcionar a saúde no Brasil. Não precisamos buscar exemplos lá fora; devemos levar nossos exemplos para o resto do mundo. Ximenes representou o presidente da Unimed Brasil, Almir Gentil, que apóia a campanha junto com a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTP) campus Cornélio Procópio.
Por sua vez, o representante da UFTP, professor Paulo Cezar Paulino, disse que a campanha Cooperativa Saudável trará benefícios agudos e crônicos para a comunidade. Segundo ele, a Universidade, que é responsável pelo conteúdo da cartilha Cooperativa Saudável, está satisfeita em participar da iniciativa.
O coordenador de Promoção Social da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento Social (GEADG), Jorge Toledo, apresentou a campanha que começa com um levantamento do perfil e estilo de vida individual dos associados, empregados, familiares e comunidades ligadas a cooperativas, a partir de um método desenvolvido pelo professor Markus Nahas, a avaliação do Perfil do Estilo de Vida Individual (Pevi).
Avaliação
A avaliação por meio Pentáculo do Bem-Estar, como é conhecido a Pevi, foi alicerçada em cinco aspectos fundamentais nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle do estresse. A idéia é incentivar a participação de todo o setor e suas 7.672 cooperativas, priorizando a prevenção e a promoção da saúde. Cada participante receberá, simultaneamente, informações sobre a importância dos bons hábitos e suas contribuições para melhoria da qualidade de vida.
A coleta de informações teve início com o lançamento da ação e vai até o dia 15 de junho, período em que as unidades estaduais do Sescoop promoverão eventos voltados à qualidade de vida, em parceria com as Unimeds estaduais, incentivando a resposta à avaliação do Pevi. Com esses dados, o Sescoop investirá no planejamento de ações pela promoção da saúde em ambientes cooperativistas.
Cooperativismo: Você participa, Todos crescem.
FONTE: DeCom-OCB/SESCOOP-RO - roquevha@hotmail.com
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia
Na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), visitou o Hospital de Amor Amazônia, em

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Vel
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)