Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sesau capacita técnicos para prevenir incapacidades causadas pela hanseníase


 

Com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de incapacidades em pacientes com hanseníase, profissionais de saúde de vários municípios do Estado participam do Curso Básico de Prevenção de Incapacidades, que acontece desta segunda à próxima sexta-feira (7 a 11), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Coordenação Estadual de Controle da Hanseníase da Secretaria da Saúde (Sesau), reúne 14 profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, que se tornarão multiplicadores nos municípios.

De acordo com a coordenadora Marlene Salete dos Santos, a hanseníase representa ainda um grave problema de saúde pública no Brasil, marcada pela repercussão psicológica gerada pelas deformidades e incapacidades físicas, uma das causas do estigma e isolamento de pessoas na sociedade. “O Estado de Rondônia sempre priorizou as ações de prevenções de incapacidades e reabilitação física com capacitações dos profissionais médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e auxiliares enfatizando qualidade na determinação do grau de incapacidade e na avaliação neurológica no diagnóstico, durante o tratamento poliquimioterápico (PQT) nos estados reacionais e na alta. Além de estimular o paciente a praticar o auto-cuidado”, disse, ressaltando que o Estado mantém parceria que oportuniza uma profissão e reabilitação sócio-econômica. “Retrata a constituição de uma parceria, como desafio para a instituição de cumprir sua missão cidadã, superando preconceitos”.

Dados da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/Sesau) revelam que em 2003 Rondônia registrou 1.408 casos novos de hanseníase, 118 deles em menores de 15 anos, com percentual de cura de 68,4%; no ano seguinte foram 1.342 (407 menores de 15 anos), 65,9% de cura; em 2005, 1.270 (74 menores de 15 anos), 67% de cura; em 2006, 1.343 (106 menores de 15 anos), 88,2% de cura; em 2007, 1.176 (79 menores de 15 anos), 81,7% de cura; em 2008, 1.050 (83 menores de 15 anos), com 84,7% de cura; e em 2009, 1.042 (70 menores de 15 anos), com índice de cura de 87,1%.

Para o secretário estadual da Saúde, Milton Moreira, é de fundamental importância o envolvimento ou comprometimento dos profissionais de saúde, que lidam diretamente com o doente de hanseníase, para que as ações de vigilância sejam permanentes visando o melhor controle da doença.

O secretário reforçou, que ainda neste mês de junho, de 14 a 17, o Governo do Estado realizará mais uma capacitação de técnicos da área de vigilância epidemiológica e operadores das bases de dados e/ou interlocutores do Sistema de Informação em Saúde (Sinan/NET) sobre a hanseníase, na Faculdade FIP, também na Capital. Um mês depois, de 15 a 16 de julho, haverá um Fórum sobre a doença, no auditório do Senac, enquanto para o mês de agosto, de 2 a 6, está programada a VI Oficina de Reabilitação Física dos Incapacitados, no Hospital Santa Marcelina. “Serão quatro eventos importantes para o monitoramento e controle da doença no Estado”, avaliou o secretário, lembrando que o diagnóstico precoce, o tratamento e a prevenção são ações prioritárias para bloquear a transmissão da doença, reduzir incapacidades físicas, bem como, amenizar o medo e o preconceito que causam a discriminação e danos psíquicos, morais e sociais aos doentes, seus familiares e à sociedade.

A capacitação desta semana é ministrada pela terapêutica ocupacional, Cláudia Junqueira, do município de Rolim de Moura; Albanete Araújo, da Coordenação Estadual de Controle da Hanseníase; e Luciana Melo, do Ministério da Saúde.

Fonte: Veronilda Lima
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)