Quinta-feira, 1 de outubro de 2009 - 11h24
Com o adiamento da votação da Emenda Constitucional 483 para a próxima semana, as lideranças que coordenam o Movimento Intersindical pela aprovação da matéria, vêem a possibilidade de se fazer nova mobilização estadual para o retorno da caravana de servidores à Capital Federal. A primeira votação contou com a presença de cerca de 500 trabalhadores que foram protagonistas de um momento histórico na Câmara, quando sensibilizam os parlamentares pelo esforço, sacrifício e força, na luta por um direito.
Os sindicalistas reconhecem a importância das articulações que vêem sendo empreendidas pela bancada federal de Rondônia, mas entendem que a presença dos servidores é imprescindível para impactar os parlamentares para se voltarem para a correção de uma injustiça contra os servidores de Rondônia. “Servidores do Amapá e de Roraima já foram contemplados com o direito à transposição, e os de Rondônia até hoje estão ‘à ver navios’. Por isso, é importante a presença deles na Câmara, pois eles conseguem gemer mais alto, já que são diretamente os prejudicados”,declarou o sindicalista Cícero Evangelista.
Outro líder do Movimento Intersindical, Israel Borges, destaca que, “já que o Governo do Estado e a Assembléia Legislativa já se posicionaram abertos para um segundo investimento no traslado da caravana a Brasília - se necessário, isso nos abre a possibilidade de pensar no retorno dos servidores para esse segundo turno de votação. Para tanto, se iniciaria uma corrida contra o tempo, pois a votação ocorrendo na próxima quarta-feira, a caravana já teria que sair do Estado no domingo. E além da organização em função do ajuntamento dos servidores, teríamos poucos dias para a busca de recursos para a viagem “.
O representante dos agentes penitenciários, Adriano de Castro, que teve sua categoria representada em Brasília por 40 pessoas, informa que vem recebendo ligações constantes de servidores interessados em retornar para a segunda votação na Câmara. “Principalmente quando foi confirmado o adiamento para a próxima semana, muitos dos nossos filiados já começaram a se escalar para compor a caravana. Vejo isso de forma positiva, pois demonstra a vontade de colaborar de uma forma mais direta com a provação da PEC. Mesmo com a tão exaustiva viagem de ônibus”, acrescentou Castro.
ASSEMBLÉIA APÓIA
No que depender da Assembléia Legislativa, o retorno da caravana já é certo! Foi o que garantiu o presidente da Casa, deputado Neodi Carlos (PSDC). Em entrevista na semana passada, à um site da Capital, o parlamentar declarou que apóia o retorno da caravana. “É importante a participação dos funcionários na Câmara Federal para sensibilizar novamente os deputados federais e lideranças partidárias para votação da PEC 483 em segundo turno, independente da obstrução da pauta”, disse Neodi.
TRANSPOSIÇÃO
A PEC 483/05, que já foi aprovada na Câmara em primeiro, no último dia 16, permite que os servidores do antigo território de Rondônia optem pela incorporação ao quadro de pessoal da União. Isso vale para os policiais militares e os servidores municipais que exerciam regularmente os seus cargos em 1981, quando Rondônia foi transformada em Estado.
Fonte: Lucas Tatuí
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)