Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores poderão voltar a Brasília para segunda votação da PEC da Transposição



Com o adiamento da votação da Emenda Constitucional 483 para a próxima semana, as lideranças que coordenam o Movimento Intersindical pela aprovação da matéria, vêem a possibilidade de se fazer nova mobilização estadual para o retorno da caravana de servidores à Capital Federal. A primeira votação contou com a presença de cerca de 500 trabalhadores que foram protagonistas de um momento histórico na Câmara, quando sensibilizam os parlamentares pelo esforço, sacrifício e força, na luta por um direito.

Os sindicalistas reconhecem a importância das articulações que vêem sendo empreendidas pela bancada federal de Rondônia, mas entendem que a presença dos servidores é imprescindível para impactar os parlamentares para se voltarem para a correção de uma injustiça contra os servidores de Rondônia. “Servidores do Amapá e de Roraima já foram contemplados com o direito à transposição, e os de Rondônia até hoje estão ‘à ver navios’. Por isso, é importante a presença deles na Câmara, pois eles conseguem gemer mais alto, já que são diretamente os prejudicados”,declarou o sindicalista Cícero Evangelista.

Outro líder do Movimento Intersindical, Israel Borges, destaca que, “já que o Governo do Estado e a Assembléia Legislativa já se posicionaram abertos para um segundo investimento no traslado da caravana a Brasília - se necessário, isso nos abre a possibilidade de pensar no retorno dos servidores para esse segundo turno de votação. Para tanto, se iniciaria uma corrida contra o tempo, pois a votação ocorrendo na próxima quarta-feira, a caravana já teria que sair do Estado no domingo. E além da organização em função do ajuntamento dos servidores, teríamos poucos dias para a busca de recursos para a viagem “.

O representante dos agentes penitenciários, Adriano de Castro, que teve sua categoria representada em Brasília por 40 pessoas, informa que vem recebendo ligações constantes de servidores interessados em retornar para a segunda votação na Câmara. “Principalmente quando foi confirmado o adiamento para a próxima semana, muitos dos nossos filiados já começaram a se escalar para compor a caravana. Vejo isso de forma positiva, pois demonstra a vontade de colaborar de uma forma mais direta com a provação da PEC. Mesmo com a tão exaustiva viagem de ônibus”, acrescentou Castro.

ASSEMBLÉIA APÓIA

No que depender da Assembléia Legislativa, o retorno da caravana já é certo! Foi o que garantiu o presidente da Casa, deputado Neodi Carlos (PSDC). Em entrevista na semana passada, à um site da Capital, o parlamentar declarou que apóia o retorno da caravana. “É importante a participação dos funcionários na Câmara Federal para sensibilizar novamente os deputados federais e lideranças partidárias para votação da PEC 483 em segundo turno, independente da obstrução da pauta”, disse Neodi.

TRANSPOSIÇÃO

A PEC 483/05, que já foi aprovada na Câmara em primeiro, no último dia 16, permite que os servidores do antigo território de Rondônia optem pela incorporação ao quadro de pessoal da União. Isso vale para os policiais militares e os servidores municipais que exerciam regularmente os seus cargos em 1981, quando Rondônia foi transformada em Estado.

Fonte: Lucas Tatuí

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)