Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores participam de treinamento sobre licitações


 
Preparar e desburocratizar a máquina pública para melhor atender à população, zelando sempre pela probidade administrativa e transparência. Com esse objetivo a prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Capacitação e Treinamento da Secretaria Municipal de Administração (Semad), está realizando palestra intitulada Regime Diferenciado de Contratação – RDC e Lei Complementar 123/2006, na Biblioteca Francisco Meirelles.

O diretor do Departamento de Capacitação e Treinamento, Sidney Rivera Tavernard, disse que a realidade da prefeitura hoje é de mudança, por isso o prefeito dr Hildon Chaves determinou essa capacitação para atender os servidores de todas as assessorias técnicas, especialmente os da Coordenadoria Municipal de Licitação, Superintendência de Compras e da Controladoria Geral do Município (CGM).

Uma das necessidades identificadas é com relação ao Regime Diferenciado de Contratação (RDC). “Essa lei vem tirar uma série de mecanismos e desburocratizar para que os municípios possam se adaptar às mudanças, mas obedecendo obviamente a legalidade, a probidade e todos os trâmites legais de forma diferenciada”, completou Tavernard.

Especialista em licitações, o palestrante Jamil Manasfi da Cruz abordou nesse primeiro dia de treinamento a Lei 123/2006, que trata especificamente dos benefícios conferidos às microempresas e empresas de pequeno porte. “O foco da nossa apresentação hoje são as licitações regionalizadas e locais para participação de empresas somente de Porto Velho, por exemplo. Essa lei permite fazer uma licitação apenas para empresas locais para compra de itens no valor de até R$ 80 mil”, explicou.

Nesta quinta-feira (20), a partir das 14h, Cruz vai falar sobre RDC, modelo de licitação que pode ser feito tanto na forma presencial como eletrônica. Nesse caso, segundo ele, o principal benefício para a prefeitura é a celeridade no andamento dos processos licitatórios, diferente do que ocorre com aplicação da Lei 8.666/1993, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, compras, alienações e locações pela União, estados, municípios e Distrito Federal.

Tavernard afirma que a partir desse treinamento haverá menos burocracia e mais probidade nas licitações da prefeitura, porque esse tipo de lei diferenciada não deixa de atender o que o Tribunal de Contas e Ministério Público de Conta pedem. “Ela desburocratiza alguns passos do processo de licitação, aprimora e faz com que um maior número de empresas participem das licitações, tornando o processo mais transparente e fácil de eliminar qualquer indício de corrupção que possa ocorrer”, comentou.

Fonte: comdecom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)