Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores elogiam oficina sobre o SUS


    

Os servidores da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia que participaram da oficina '(Re) Descobrindo o SUS que temos para construirmos o SUS que queremos', realizada na semana passada, em Porto Velho, elogiaram a iniciativa e seus organizadores.

"A importância de participar de um curso sobre o SUS é uma oportunidade de conhecer seus direitos e deveres, desempenhar o seu papel de usuário e fazer valer seus direitos", afirmou o motorista da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp) Gesse Silveira. Ele lembrou ainda, que a imagem que tinha do SUS era negativa, por não conhece-lo e por achar que era um sistema sem estrutura e valor.

De acordo com o auxiliar contábil do Dsei Vilhena, Irineu Otto a oficina possibilitou conhecer mais profundamente o SUS e mudar a imagem de que o sistema não funcionava, era limitado e não oferecia serviços de qualidade. Segundo ele, para o atendimento melhorar tem que haver mais divulgação por parte dos gestores. "Os atendimentos prestados pelo SUS são bons. Já foram mais precários e podem melhorar", ressaltou.

Para o auxiliar administrativo da Diesp, Lourivaldo Francisco Breves, ele adquiriu mais conhecimentos a respeito do sistema, os quais serão repassados a outras pessoas, possibilitando que todos possam cobrar os seus direitos. "Antes do curso achava que o sistema existia somente no papel e não funcionava. Em Rondônia o atendimento é precário e deixa a desejar, ao contrário de outros estados, onde funciona melhor que muitos planos particulares." afirmou o servidor.

Durante o curso "pude saber realmente o que é o SUS. Só conhecia de ouvir falar", disse técnico em contabilidade do Dsei Vilhena, Luiz Eiji Sato. Ele achava que o sistema não funcionava, mas ao final da oficina, percebeu que não era bem assim e que o atendimento melhorou, apesar de existir um longo caminho pela frente para realmente atender com eficiência. Sato ressaltou informação adquirida durante o curso, que segundo pesquisa do IBGE, dos 300 mil usuários que procuram atendimento na rede do SUS, 98% são atendidos.

O conteúdo do curso foi trabalhado de forma participativa, com dinâmicas de grupo e com uma abordagem que permitiu a cada um dos participantes, o reconhecimento do lugar ocupado dentro do sistema, a identificação de suas potencialidades e os limites de sua atuação individual e coletiva. 

Fonte: Ascom/Funasa/RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)