Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores do INCRA admitem retorno à greve


Os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA) poderão retomar à greve nacional  que durou 70 dias, e que está suspensa  devido a uma negociação entre o Comando de Greve e o governo federal. A informação foi repassada ontem por membros da Comissão de Mobilização do órgão durante audiência mantida com o líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO).

Os servidores solicitaram o apoio do senador no sentido de interferir junto ao governo federal para que sejam cumpridos os itens constantes no Termo de Compromisso, assinado entre os representantes do Comando Nacional de Greve, do INCRA e do governo federal que pôs fim ao movimento grevista.

Os servidores informaram ao senador que pelo termo de compromisso, o governo em um prazo de 15 dias apresentaria uma solução para as reivindicações da categoria. Como até agora, o governo não se manifestou "resolvemos procurar os líderes partidários para que intercedam em prol da nossa causa", disse José Vaz, representante da Confederação Nacional dos Servidores do INCRA e membro do Comando Nacional de Mobilização, ao admitir a possibilidade de retorno à greve.

Eles denunciaram a situação de precariedade do INCRA que sofre com a redução no quadro de servidores, que nos últimos anos, caiu de 10 mil para 5 mil funcionários, em todo o país; fechamento de unidades nos estados, além da baixa remuneração. Presenciamos uma verdadeira precarização do INCRA", frisou José Vaz explicando que  o aval do senador Valdir Raupp é importante para a categoria.

Participaram da audiência Sandra Lúcia(CE), Rossini Lima(PR), Francilda Maria Lima(BA), Maria Cleusa Carneiro(GO). Gilvan do Amaral(DF) e Dermeval Lima(RO).

Fonte: José Ribamar

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)