Segunda-feira, 18 de abril de 2011 - 13h03
Representantes de todas as secretarias e coordenadorias municipais participaram de uma reunião na Sala Jamary do Teatro Banzeiros, na tarde desta sexta feira (15) com objetivo de discutir e definir como será feita a coleta seletiva solidária dentro da estrutura da administração municipal. A reunião foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
O secretário José Carlos Gadelha (Sema) informou que o Município aderiu ao programa do Governo Federal denominado Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), cujo objetivo é fazer o dever de casa - promover ações em benefício do meio ambiente a partir dos órgãos que compõem a administração municipal. Depois de cumprir uma extensa agenda de trabalho e encaminhar documentos à Brasília, a prefeitura foi inserida no programa A3P.
Paralelo a isso, o prefeito de Porto Velho assinou o decreto nº 12.020, datado do último dia 14 de março, no qual “institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis”.
De acordo com o decreto, as repartições municipais têm prazo de 60 dias (até 14 de maio) para iniciar a coleta seletiva solidária. Na reunião desta sexta, os servidores discutiram as estratégias a serem adotadas para cumprir as determinações em âmbito municipal e federal. O assessor técnico da Sema, Flávio Moraes e a chefe da divisão de educação ambiental, Camila Azzi, explicaram os principais pontos do decreto municipal e também falaram das sugestões da Sema para o cumprimento das medidas.
Os principais pontos de debates foram a coleta propriamente dita, separando a parte seca da molhada; a infraestrutura oferecida; recolhimento e educação ambiental. Além de discutir e orientar os servidores nas secretarias, através dos seus multiplicadores, a Sema irá acompanhar todo o processo, para que tudo ocorra como o previsto. “O decreto abrange todas as secretarias. Nosso foco principal é a mudança de hábitos”, disse Flávio Moraes.
José Gadelha disse que haverá também mudanças nas licitações, utilização de papéis, copos descartáveis, e tintas para impressoras, dentre outra medidas a serem adotadas. “Nós devemos cobrar dos outros, mas precisamos ser o exemplo”, declarou.
Bairros
Gadelha lembrou que a prefeitura já implantou esse tipo de coleta seletiva em dois bairros, os conjuntos Alphaville e Rio Candeias, onde os resultados têm sido positivos. Ele disse que em breve, mais dois bairros serão inseridos nesse programa de tratamento de resíduos sólidos do Município.
Fonte: Augusto José
Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu em seu gabinete, a visita institucional da secretár
Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025
Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião entre representantes da comissão de servidores do novo concurso da Assembleia Legislativa de
Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p