Sexta-feira, 27 de junho de 2008 - 22h31
Durante uma semana, servidores da Coordenação Regional da Funasa em Rondônia (Core-RO) e do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde/Datasus discutiram diversos aspectos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS), durante o curso '(Re)Descobrindo o SUS que temos para construímos o SUS que queremos'.
O propósito do evento, segundo os organizadores é possibilitar a identificação do SUS como um processo histórico e socialmente construído. O evento faz parte do Programa Multiplicasus e terminou nesta sexta-feira (27).
Para o servidor do Setor de Patrimônio (Sopat/RO) Norman Percival Dary Neto, um dos participantes do curso, o SUS tem grande potencial para oferecer a população, mesmo não havendo diferenciação de classes beneficiadas, ele é importante principalmente, para as pessoas de baixa renda.
Marylin Oliveira, responsável pelo setor de Educação em Saúde, faz parte do grupo de quase 70 servidores que já passaram pela mesma experiência. Ela afirmou que através do Multiplicasus ficou conhecendo como o SUS foi pensado, criado e está sendo vivenciado dentro das comunidades. "O sistema é muito bom. Se funcionasse na íntegra, teríamos um atendimento de saúde de primeiro mundo", ressalta.
"A iniciativa é importante, pois orienta o funcionário que atua na área de saúde, sobre como agir no ambiente de trabalho", declarou Joana de Oliveira Santana, servidora da Core-RO.
Para Laura Jane Pereira, secretária da Divisão de Administração (Diadm/RO), o curso proporcionou a oportunidade de conhecer que o SUS foi criado durante a ditadura militar, para atender as classes mais pobres, no momento em que era muito difícil lutar pelos direitos dos cidadãos. "Ainda hoje as pessoas desconhecem o sistema, mesmo aqueles que trabalham na área de saúde", enfatizou.
Fonte: Ascom/Funasa/RO
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)