Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores destacam a importância do SUS



Durante uma semana, servidores da Coordenação Regional da Funasa em Rondônia (Core-RO) e do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde/Datasus discutiram diversos aspectos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS), durante o curso '(Re)Descobrindo o SUS que temos para construímos o SUS que queremos'.

O propósito do evento, segundo os organizadores é possibilitar a identificação do SUS como um processo histórico e socialmente construído. O evento faz parte do Programa Multiplicasus e terminou nesta sexta-feira (27).

Para o servidor do Setor de Patrimônio (Sopat/RO) Norman Percival Dary Neto, um dos participantes do curso, o SUS tem grande potencial para oferecer a população, mesmo não havendo diferenciação de classes beneficiadas, ele é importante principalmente, para as pessoas de baixa renda.

Marylin Oliveira, responsável pelo setor de Educação em Saúde, faz parte do grupo de quase 70 servidores que já passaram pela mesma experiência. Ela afirmou que através do Multiplicasus ficou conhecendo como o SUS foi pensado, criado e está sendo vivenciado dentro das comunidades. "O sistema é muito bom. Se funcionasse na íntegra, teríamos um atendimento de saúde de primeiro mundo", ressalta.

"A iniciativa é importante, pois orienta o funcionário que atua na área de saúde, sobre como agir no ambiente de trabalho", declarou Joana de Oliveira Santana, servidora da Core-RO.

Para Laura Jane Pereira, secretária da Divisão de Administração (Diadm/RO), o curso proporcionou a oportunidade de conhecer que o SUS foi criado durante a ditadura militar, para atender as classes mais pobres, no momento em que era muito difícil lutar pelos direitos dos cidadãos. "Ainda hoje as pessoas desconhecem o sistema, mesmo aqueles que trabalham na área de saúde", enfatizou.

Fonte: Ascom/Funasa/RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova PL que libera R$12,5 milhões para programas essenciais da educação estadual

Alero aprova PL que libera R$12,5 milhões para programas essenciais da educação estadual

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária, o Projeto de Lei (PL) 961/25 , de autoria do Poder Executivo, que autori

Alero celebra 42 anos com programação especial para crianças

Alero celebra 42 anos com programação especial para crianças

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) comemora seus 42 anos neste domingo (19) com uma grande programação voltada para toda a família. A pa

Em dia histórico para Israel, Cristiane Lopes acompanha com emoção libertações em Israel e reforça seu apoio à nação amiga

Em dia histórico para Israel, Cristiane Lopes acompanha com emoção libertações em Israel e reforça seu apoio à nação amiga

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil – RO) celebrou a libertação dos últimos reféns israelenses que estavam em poder do grupo Hamas. O f

Dia do Professor: Assembleia evidencia trabalho legislativo em prol da educação

Dia do Professor: Assembleia evidencia trabalho legislativo em prol da educação

O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro, celebrando a importância dos profissionais da educação, fundamentais na formação de cidadãos e n

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)