Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores destacam a importância do SUS



Durante uma semana, servidores da Coordenação Regional da Funasa em Rondônia (Core-RO) e do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde/Datasus discutiram diversos aspectos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS), durante o curso '(Re)Descobrindo o SUS que temos para construímos o SUS que queremos'.

O propósito do evento, segundo os organizadores é possibilitar a identificação do SUS como um processo histórico e socialmente construído. O evento faz parte do Programa Multiplicasus e terminou nesta sexta-feira (27).

Para o servidor do Setor de Patrimônio (Sopat/RO) Norman Percival Dary Neto, um dos participantes do curso, o SUS tem grande potencial para oferecer a população, mesmo não havendo diferenciação de classes beneficiadas, ele é importante principalmente, para as pessoas de baixa renda.

Marylin Oliveira, responsável pelo setor de Educação em Saúde, faz parte do grupo de quase 70 servidores que já passaram pela mesma experiência. Ela afirmou que através do Multiplicasus ficou conhecendo como o SUS foi pensado, criado e está sendo vivenciado dentro das comunidades. "O sistema é muito bom. Se funcionasse na íntegra, teríamos um atendimento de saúde de primeiro mundo", ressalta.

"A iniciativa é importante, pois orienta o funcionário que atua na área de saúde, sobre como agir no ambiente de trabalho", declarou Joana de Oliveira Santana, servidora da Core-RO.

Para Laura Jane Pereira, secretária da Divisão de Administração (Diadm/RO), o curso proporcionou a oportunidade de conhecer que o SUS foi criado durante a ditadura militar, para atender as classes mais pobres, no momento em que era muito difícil lutar pelos direitos dos cidadãos. "Ainda hoje as pessoas desconhecem o sistema, mesmo aqueles que trabalham na área de saúde", enfatizou.

Fonte: Ascom/Funasa/RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

A deputada federal Cristiane Lopes reagiu à decisão do ministro Dias Toffoli, que suspendeu em todo o país os processos de indenização por atraso, a

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)