Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores de Jaru lotam Câmara e recebem Expedito Júnior



Como têm feito em todas as cidades onde tem sido convidado a participar de reuniões para esclarecer sobre a transposição dos servidores do ex-Território, ontem (quarta-feira- 16-12) Expedito Júnior e sindicalistas estiveram em Jaru para os esclarecimentos. Na Câmara de Vereadores do município, onde estiveram cerca de 300 pessoas de Tarilândia, Jorge Teixeira e Theobroma, Expedito e os sindicalistas, a convite da professora Stella Mari e do vereador Celsinho (PSC), responderam aos questionamentos, depois de falarem aos servidores sobre a condução do processo em Brasília, para que fosse aprovado, dependendo agora da regulamentação para que possa incorporar os trabalhadores aos quadros da União, que oferece melhores rendimentos a todos. 

Expedito Júnior foi lembrado como o nome mais atuante no Congresso Nacional para que a PEC fosse aprovada. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Rondônia, Cícero Evangelista, comunicou na reunião de Jaru que toda a documentação dos servidores até 1991 foi enviada ao governo federal pelo Governo do Estado, para que todas as informações sobre quem tem direito a ser incorporado chegue ás mãos da autoridades em Brasília. 

Já no começo do próximo ano Expedito Júnior acredita que a Emenda Constitucional da Transposição seja levada à frente no Congresso Nacional. Ele reafirmou que a bancada do DEM e PSDB, às quais continua ligado fortemente, mesmo fora do Congresso Nacional, estão atentas á condução do processo, para que não haja demoras. 

Caso se note que o governo está demorando para que a regulamentação aconteça, ela poderá ser feita por meio de decreto legislativo, como prevê a Constituição Federal. 

Respondendo aos questionamentos, Expedito Júnior esclareceu que aposentados e pensionistas tem os mesmos direitos que os servidores na ativa e que, sendo federais, os transpostos poderão ir aos estados de origem, caso queiram retornar de onde vieram a Rondônia. 

Para maior esclarecimento sobre os rendimentos dos servidores, tabelas com os novos salários foram repassados aos servidores presentes à Câmara de Vereadores. Com exceção da classe médica, em todas as demais a transposição é compensatória. Como exemplo, os vencimentos dos auxiliares administrativos e de serviços gerais, que hoje giram em torno de R$ 1 mil, podem chegar a R$ 3 mil. 

Fonte: Roni Cruz

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)