Quarta-feira, 16 de dezembro de 2009 - 20h01
Como têm feito em todas as cidades onde tem sido convidado a participar de reuniões para esclarecer sobre a transposição dos servidores do ex-Território, ontem (quarta-feira- 16-12) Expedito Júnior e sindicalistas estiveram em Jaru para os esclarecimentos. Na Câmara de Vereadores do município, onde estiveram cerca de 300 pessoas de Tarilândia, Jorge Teixeira e Theobroma, Expedito e os sindicalistas, a convite da professora Stella Mari e do vereador Celsinho (PSC), responderam aos questionamentos, depois de falarem aos servidores sobre a condução do processo em Brasília, para que fosse aprovado, dependendo agora da regulamentação para que possa incorporar os trabalhadores aos quadros da União, que oferece melhores rendimentos a todos.
Expedito Júnior foi lembrado como o nome mais atuante no Congresso Nacional para que a PEC fosse aprovada. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Rondônia, Cícero Evangelista, comunicou na reunião de Jaru que toda a documentação dos servidores até 1991 foi enviada ao governo federal pelo Governo do Estado, para que todas as informações sobre quem tem direito a ser incorporado chegue ás mãos da autoridades em Brasília.
Já no começo do próximo ano Expedito Júnior acredita que a Emenda Constitucional da Transposição seja levada à frente no Congresso Nacional. Ele reafirmou que a bancada do DEM e PSDB, às quais continua ligado fortemente, mesmo fora do Congresso Nacional, estão atentas á condução do processo, para que não haja demoras.
Caso se note que o governo está demorando para que a regulamentação aconteça, ela poderá ser feita por meio de decreto legislativo, como prevê a Constituição Federal.
Respondendo aos questionamentos, Expedito Júnior esclareceu que aposentados e pensionistas tem os mesmos direitos que os servidores na ativa e que, sendo federais, os transpostos poderão ir aos estados de origem, caso queiram retornar de onde vieram a Rondônia.
Para maior esclarecimento sobre os rendimentos dos servidores, tabelas com os novos salários foram repassados aos servidores presentes à Câmara de Vereadores. Com exceção da classe médica, em todas as demais a transposição é compensatória. Como exemplo, os vencimentos dos auxiliares administrativos e de serviços gerais, que hoje giram em torno de R$ 1 mil, podem chegar a R$ 3 mil.
Fonte: Roni Cruz
Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement