Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Servidores da Prefeitura recebem orientações sobre legislação eleitoral



Na tarde desta quinta-feira (27), em uma reunião realizada no auditório da Catedral Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Porto Velho, o prefeito Roberto Sobrinho e o procurador-geral do Município, Mário Jonas Freitas, repassaram algumas orientações sobre a legislação eleitoral aos servidores que ocupam cargos comissionados na Prefeitura. 

O objetivo da reunião é evitar que excessos sejam cometidos durante a campanha eleitoral para o executivo e o legislativo municipal, utilizando recursos e bens da administração pública. “Não devemos utilizar nenhuma estrutura e o dinheiro público em campanha eleitoral de ninguém. Todo e qualquer tipo de atividade deve ser comunicado, de preferência, ao Ministério Público Estadual para evitar transtornos à Prefeitura e órgãos da administração direta e indireta”, afirma Roberto. 

O prefeito também apontou um das ações mais cometidas durante o pleito eleitoral. “Muita gente já viu em outras disputas, carros da administração municipal envolvidos no transporte de material de campanha, comida, gente, enfim, tudo que está ligado à eleição. Não quero, de jeito nenhum, servidores ou veículos da Prefeitura presentes neste tipo de atividade”. 

O procurador-geral do Município fez uma leitura minuciosa da legislação eleitoral cedida ao órgão pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO). Ele aproveitou para destacar alguns pontos. “Nenhum servidor da Prefeitura pode ser cedido, seja ele da administração direta ou indireta, para fazer campanha para partido político, coligação ou candidato. A não ser que ele esteja licenciado”. 

“Também é proibido, segundo a Lei, a prática durante o expediente de trabalho, de qualquer ato de natureza político-eleitoral. Ou seja, não façam campanha durante o seu horário de trabalho, sob pena da Lei 9.504 de 1997”, diz Mário Jonas Freitas. 

Os servidores comissionados aprovaram a atividade para que não ocorram práticas ilícitas durante a disputa pela chefia do Executivo Municipal. “É de extrema importância este encontro para que nós estejamos orientados, e não cometamos deslizes. Assim, não nos prejudicaremos e nem a estrutura da Prefeitura de Porto Velho”, disse um deles ao final da reunião. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl