Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores da Prefeitura recebem orientações sobre legislação eleitoral



Na tarde desta quinta-feira (27), em uma reunião realizada no auditório da Catedral Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Porto Velho, o prefeito Roberto Sobrinho e o procurador-geral do Município, Mário Jonas Freitas, repassaram algumas orientações sobre a legislação eleitoral aos servidores que ocupam cargos comissionados na Prefeitura. 

O objetivo da reunião é evitar que excessos sejam cometidos durante a campanha eleitoral para o executivo e o legislativo municipal, utilizando recursos e bens da administração pública. “Não devemos utilizar nenhuma estrutura e o dinheiro público em campanha eleitoral de ninguém. Todo e qualquer tipo de atividade deve ser comunicado, de preferência, ao Ministério Público Estadual para evitar transtornos à Prefeitura e órgãos da administração direta e indireta”, afirma Roberto. 

O prefeito também apontou um das ações mais cometidas durante o pleito eleitoral. “Muita gente já viu em outras disputas, carros da administração municipal envolvidos no transporte de material de campanha, comida, gente, enfim, tudo que está ligado à eleição. Não quero, de jeito nenhum, servidores ou veículos da Prefeitura presentes neste tipo de atividade”. 

O procurador-geral do Município fez uma leitura minuciosa da legislação eleitoral cedida ao órgão pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO). Ele aproveitou para destacar alguns pontos. “Nenhum servidor da Prefeitura pode ser cedido, seja ele da administração direta ou indireta, para fazer campanha para partido político, coligação ou candidato. A não ser que ele esteja licenciado”. 

“Também é proibido, segundo a Lei, a prática durante o expediente de trabalho, de qualquer ato de natureza político-eleitoral. Ou seja, não façam campanha durante o seu horário de trabalho, sob pena da Lei 9.504 de 1997”, diz Mário Jonas Freitas. 

Os servidores comissionados aprovaram a atividade para que não ocorram práticas ilícitas durante a disputa pela chefia do Executivo Municipal. “É de extrema importância este encontro para que nós estejamos orientados, e não cometamos deslizes. Assim, não nos prejudicaremos e nem a estrutura da Prefeitura de Porto Velho”, disse um deles ao final da reunião. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)