Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores com licença-prêmio ameaçada


  
Governo pode convocar os deputados a qualquer
momento para votar a retirada da licença-prêmio

Diante da possibilidade de novas investidas do governo do Estado para tentar retirar a licença-prêmio dos servidores estaduais, o Sintero mobiliza os trabalhadores em educação para manter uma espécie de vigilância na Assembléia Legislativa. Por ordem do governador Ivo Cassol já houve duas tentativas de se retirar mais esse direito dos servidores. 

Em dezembro, já no recesso do Legislativo, os deputados estaduais chegaram a se reunir em sessão extraordinária convocada por Cassol. Porém, devido à mobilização dos sindicatos, o projeto não foi votado. 

Os deputados estaduais devem se reunir na próxima semana em nova sessão extraordinária para votar várias matérias de interesse do governo. O projeto que prejudica os servidores na licença-prêmio poderá ser um deles. 

Assista 
Movimento Sindical 
no OpiniãoTV
20/12/2009
CLAUDIR: Deputados não podem tirar direito do servidor

20/12/2009
Nereu pede que deputados não se submetam ao gov. 
Por isso o Sintero vai manter contato com todos os deputados e pedir para que não aprovem a medida, pois se aprovarem, estarão prejudicando todos os servidores públicos estaduais. O contato com os deputados vai ser reforçado através de uma ampla mobilização dos trabalhadores em educação em todo o Estado. 

Pela proposta do governo, os servidores perderiam o direito à licença-prêmio que não foi retirada, e também não receberiam a licença-prêmio em pecúnia, como prevê a lei, em caso de aposentadoria, demissão ou transposição para os quadros da União. 

A diretoria do Sintero considera essa tentativa do governo mais um golpe contra os servidores, já que os funcionários que passarão para o quadro federal perderiam a licença-prêmio. Os servidores estaduais são considerados os maiores responsáveis pela vitória da transposição, o que causará uma significativa redução na folha de pagamento do Estado e uma grande folga de caixa para a administração estadual. É dos servidores, com a ajuda da bancada federal, o mérito pela aprovação da PEC da transposição no Congresso Nacional. Por isso, não merecem esse golpe do governo. 

O Sintero também considera impróprio que os deputados estaduais aprovem a retirada da licença-prêmio, principalmente porque estamos em ano de eleição e os servidores públicos vão responder nas urnas, caso uma traição dessa natureza se concretize na Assembléia Legislativa. 

Fonte: Ascom/Sintero

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)