Sábado, 19 de junho de 2010 - 09h15
No ar desde março no site da Prefeitura de Porto Velho (portovelho.ro.gov.br), o serviço “Fale com o Prefeito” já registrou perto de mil acessos. São pedidos de informações, reivindicações e sugestões para o prefeito Roberto Sobrinho. De acordo com os números, até o último dia 04 de junho 950 mensagens já haviam sido cadastradas.
A nova página eletrônica da prefeitura foi criada para que a administração municipal pudesse interagir com a população da capital. A home page, que foi toda reformulada, traz várias novidades para os internautas, entre elas, o link Fale com o Prefeito.
Proposta pelo próprio prefeito Roberto Sobrinho, com o serviço o município disponibiliza ao cidadão, na página da internet, um canal direto para contatar com o prefeito ou com os serviços do da prefeitura. A novidade serve também para que os portovelhenses encaminhem suas críticas, comentários, sugestões ou reivindicações ao prefeito, além de levantar a demanda da população.
Para acessar o serviço, após entrar na página da prefeitura, o visitante terá que clicar no link Fale com o Prefeito localizado em uma coluna no lado esquerdo do site. Abrirá uma página com um formularia que deverá ser preenchida pelo interessado. Nela o usuário encontrará quatro opções referentes a o teor da comunicação endereçada ao prefeito: Pergunta, Elogio, Sugestão e Reclamação.
Após o encaminhamento da mensagem será gerado um código pelo qual o cidadão poderá ter acesso a resposta sobre o assunto abordado por ele. Um servidor do gabinete repassará ao prefeito, que será respondida por meio de e-mail ao solicitante. Do total de mensagens enviadas à administração municipal, 728 já foram respondidas.
Entre os órgãos municipais, as instituições com as maiores demandas são: a Secretaria Municipal de Administração (Semad), com 363 mensagens; Secretaria Municipal de Obras (Semob), 281 encaminhamentos; Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), 159 solicitações e Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), com 152 mensagens.
Com relação ao assunto “Pergunta” lidera com 428 encaminhamentos. Em seguida aparece “Reclamações, 274 mensagens; “Elogios”, 107 e “Sugestões”, 103.Entre os pedidos de informações ganha destaque o interesse de pessoas de fora do Estado que perguntam para saber sobre a oferta de emprego e o custo de vida em Porto Velho, interesse gerado em função da obra do complexo hidrelétrico do rio Madeira com a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau.
Há também solicitações inusitadas como o pedido para a localização de pessoas, feitas geralmente por pessoas que procuram parentes que não encontra há anos. Nesse caso, mesmo não sendo sua incumbência, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) faz o rastreamento em cima dos nomes e endereços dos contribuintes cadastrados para pagar o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e pelo registro das empresas. Mas a falta de informações como nome e sobrenome e endereço correto tem impedido a localização.
Fonte: Joel Elias
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)