Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senar desenvolve programa de prevenção ao câncer de útero


 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar de Rondônia está desenvolvendo a quinta edição do Programa de Prevenção do Câncer de Colo de Útero, denominado “Útero é Vida” e direcionado às mulheres do meio rural.

Esta etapa foi realizada no município de Nova Brasilândia do Oeste, no sábado, 11 de setembro, numa parceria entre o Senar e a Prefeitura de Nova Brasilândia. O evento foi desenvolvido na Escola Municipal Marechal Hermes da Fonseca e possibilitou, entre outras ações, coletar amostras para a realização de 153 exames preventivos.

De acordo com o gestor do Senar-Rondônia, Francisco Aroldo Vasconcelos de Oliveira, o programa tem por objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em mulheres de comunidades distantes e carentes que nem sempre têm acesso facilitado aos exames e seus diagnósticos.

Segundo ele, em 2009 o programa possibilitou a realização de cerca de mil exames com atividades realizadas nos municípios de Vilhena, Pimenteiras, Cujubim e Nova Mamoré. O trabalho possibilitou a identificação de 19 casos de câncer de colo de útero, que foram devidamente encaminhados para tratamento específico.

O coordenador de Programas Especiais do Senar, Walter Evangelista da Silva, informa que as parcerias entre o Senar, as prefeituras e as comunidades organizadas possibilitam levar à população uma série de serviços que se somam ao programa, como por exemplo, as palestras que orientam sobre alimentação, higiene pessoal, saúde bucal, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST’s); direitos civis, como a aplicação da Lei Maria da Penha e o papel da mulher na sociedade.

Para a realização dos exames preventivos ao câncer de colo de útero, o Senar contrata laboratório específico que atende as mulheres em salas climatizadas, geralmente localizadas nas escolas pólos das localidades. Posteriormente, as prefeituras se encarregam da entrega dos exames.

Durante a realização do programa são ainda oferecidas atividades de higiene pessoal, saúde e beleza como cortes de cabelo, manicure e pedicure. As mulheres aproveitam o dia todo para se cuidar, uma vez que ainda é oferecida alimentação, aproveitando-se para enfatizar a necessidade para a prática de uma alimentação saudável.

As atividades são acompanhadas por facilitadores do Senar e pessoal de apoio das prefeituras que também mobilizam voluntários que se envolvem em toda a organização do evento. A próxima etapa do Programa Útero é Vida será realizada no sábado, dia 18, no município de São Francisco do Guaporé.


Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)