Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senar desenvolve programa de prevenção ao câncer de útero


 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar de Rondônia está desenvolvendo a quinta edição do Programa de Prevenção do Câncer de Colo de Útero, denominado “Útero é Vida” e direcionado às mulheres do meio rural.

Esta etapa foi realizada no município de Nova Brasilândia do Oeste, no sábado, 11 de setembro, numa parceria entre o Senar e a Prefeitura de Nova Brasilândia. O evento foi desenvolvido na Escola Municipal Marechal Hermes da Fonseca e possibilitou, entre outras ações, coletar amostras para a realização de 153 exames preventivos.

De acordo com o gestor do Senar-Rondônia, Francisco Aroldo Vasconcelos de Oliveira, o programa tem por objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em mulheres de comunidades distantes e carentes que nem sempre têm acesso facilitado aos exames e seus diagnósticos.

Segundo ele, em 2009 o programa possibilitou a realização de cerca de mil exames com atividades realizadas nos municípios de Vilhena, Pimenteiras, Cujubim e Nova Mamoré. O trabalho possibilitou a identificação de 19 casos de câncer de colo de útero, que foram devidamente encaminhados para tratamento específico.

O coordenador de Programas Especiais do Senar, Walter Evangelista da Silva, informa que as parcerias entre o Senar, as prefeituras e as comunidades organizadas possibilitam levar à população uma série de serviços que se somam ao programa, como por exemplo, as palestras que orientam sobre alimentação, higiene pessoal, saúde bucal, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST’s); direitos civis, como a aplicação da Lei Maria da Penha e o papel da mulher na sociedade.

Para a realização dos exames preventivos ao câncer de colo de útero, o Senar contrata laboratório específico que atende as mulheres em salas climatizadas, geralmente localizadas nas escolas pólos das localidades. Posteriormente, as prefeituras se encarregam da entrega dos exames.

Durante a realização do programa são ainda oferecidas atividades de higiene pessoal, saúde e beleza como cortes de cabelo, manicure e pedicure. As mulheres aproveitam o dia todo para se cuidar, uma vez que ainda é oferecida alimentação, aproveitando-se para enfatizar a necessidade para a prática de uma alimentação saudável.

As atividades são acompanhadas por facilitadores do Senar e pessoal de apoio das prefeituras que também mobilizam voluntários que se envolvem em toda a organização do evento. A próxima etapa do Programa Útero é Vida será realizada no sábado, dia 18, no município de São Francisco do Guaporé.


Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), juntamente com o secretário de obras Diego Lage e vereadores, dentre eles o vereado

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)