Sexta-feira, 24 de setembro de 2010 - 14h58
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar de Rondônia está desenvolvendo a quinta edição do Programa de Prevenção do Câncer de Colo de Útero, denominado “Útero é Vida” e direcionado às mulheres do meio rural.
Esta etapa foi realizada no município de Nova Brasilândia do Oeste, no sábado, 11 de setembro, numa parceria entre o Senar e a Prefeitura de Nova Brasilândia. O evento foi desenvolvido na Escola Municipal Marechal Hermes da Fonseca e possibilitou, entre outras ações, coletar amostras para a realização de 153 exames preventivos.
De acordo com o gestor do Senar-Rondônia, Francisco Aroldo Vasconcelos de Oliveira, o programa tem por objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em mulheres de comunidades distantes e carentes que nem sempre têm acesso facilitado aos exames e seus diagnósticos.
Segundo ele, em 2009 o programa possibilitou a realização de cerca de mil exames com atividades realizadas nos municípios de Vilhena, Pimenteiras, Cujubim e Nova Mamoré. O trabalho possibilitou a identificação de 19 casos de câncer de colo de útero, que foram devidamente encaminhados para tratamento específico.
O coordenador de Programas Especiais do Senar, Walter Evangelista da Silva, informa que as parcerias entre o Senar, as prefeituras e as comunidades organizadas possibilitam levar à população uma série de serviços que se somam ao programa, como por exemplo, as palestras que orientam sobre alimentação, higiene pessoal, saúde bucal, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST’s); direitos civis, como a aplicação da Lei Maria da Penha e o papel da mulher na sociedade.
Para a realização dos exames preventivos ao câncer de colo de útero, o Senar contrata laboratório específico que atende as mulheres em salas climatizadas, geralmente localizadas nas escolas pólos das localidades. Posteriormente, as prefeituras se encarregam da entrega dos exames.
Durante a realização do programa são ainda oferecidas atividades de higiene pessoal, saúde e beleza como cortes de cabelo, manicure e pedicure. As mulheres aproveitam o dia todo para se cuidar, uma vez que ainda é oferecida alimentação, aproveitando-se para enfatizar a necessidade para a prática de uma alimentação saudável.
As atividades são acompanhadas por facilitadores do Senar e pessoal de apoio das prefeituras que também mobilizam voluntários que se envolvem em toda a organização do evento. A próxima etapa do Programa Útero é Vida será realizada no sábado, dia 18, no município de São Francisco do Guaporé.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)