Segunda-feira, 9 de novembro de 2009 - 17h03
Começa nesta segunda-feira (9 de novembro) em Vilhena a 5ª edição do Projeto Mão na Massa – Programa de Qualificação Técnica do Setor de Panificação e Confeitaria, uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO), Sindicato dos Panificadores de Rondônia (Sindipan/RO), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Bunge S/A, entre outros.
Com carga horária de 20 horas o curso de aperfeiçoamento direcionado para profissionais da área vai até sexta-feira (13) e conta nesta primeira etapa com 40 participantes. Na sequencia serão atendidos os municípios de Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho. A estimativa é que até a segunda quinzena de dezembro deste ano 400 pessoas sejam capacitadas.
O Projeto Mão na Massa tem o objetivo de capacitar empreendedores para a nova dinâmica e realidade do mercado de trabalho de panificação e confeitaria, na geração de renda e oportunidade de trabalho. Desde a sua implantação em 2004, o Projeto promoveu 24 treinamentos capacitando 857 profissionais em 12 cidades.
Para o diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho o Mão na Massa vai além da capacitação de trabalhadores das empresas de micro e pequeno porte. “O treinamento visa principalmente à qualificação individual, formando grupos de trabalhadores prontos para o mercado de trabalho, o que eleva o nível de competitividade das empresas que acreditam e investem no projeto”. Vivaldo afirma ainda que “a idéia é fazer com que mais pessoas sejam incluídas nos planos de preparação de mão-de-obra qualificada, o que reduz de algum modo às demandas sociais”.
Vivaldo enfatiza que o SENAI e FIERO acreditam no Mão na Massa, pois o Projeto interage com as políticas públicas ao construir um caminho para a geração de oportunidade de qualificação profissional e de trabalho beneficiando as comunidades participantes do projeto.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú comenta sobre a importância da parceria do SENAI Rondônia e o Sindipan. “Há cinco anos o Projeto Mão na Massa tem possibilitado aperfeiçoamento, capacitação e conhecimento de novas técnicas para os profissionais do setor”.
Baú faz questão de frisar que “o Mão na Massa, entre outros projetos, tem tido excelente aceitação por parte dos empresários rondonienses, na medida em que gera conhecimentos, eleva escolaridade, prepara e oportuniza emprego e cidadania a comunidade do estado”, finalizou.
Já o presidente do Sindipan/RO Pompeu Vieira Marques explica que “o programa de treinamento adoçou ainda mais a relação com seus consumidores. Isso nos motivou a criar cada vez mais opções que diferenciem e aprimorem as suas receitas. O resultado não poderia ser outro senão uma linha de produtos de deixar os clientes com água na boca e sentindo o doce sabor da satisfação”. Pompeu aproveitou para destacar e agradecer o apoio e o incentivo dos parceiros assim como o empenho das equipes e profissionais envolvidos na realização do Projeto.
Fonte: FIERO
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)