Terça-feira, 13 de julho de 2010 - 09h43
Pelo menos 16 alunos matriculados no curso de Operador de Guindaste no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RO), estão se preparando para uma nova conquista profissional. É que desde o dia 10 de maio, o SENAI abriu a primeira turma no segmento.
De acordo com o instrutor, Eliezer Fiabani, está em falta no Estado mão de obra qualificada no ramo para atender as demandas exigidas no momento. “O mercado local está precisando urgente de pessoas que saibam manobrar máquinas pesadas, como é o caso do guindaste, essencial em obras de grande porte, como por exemplo, das Usinas do Madeira”, disse o instrutor do SENAI que já trabalha no ramo há 12 anos.
O curso vai até 27 de julho e tem duração de 160 horas, entre aulas teóricas e práticas. Os alunos serão habilitados para manobrar o maquinário para serviços relacionados à montagem de painéis, montagem de estrutura, e ainda, montagem de ferragem.
Fernanda Medeiros de 31 anos, já trabalha na Usina Santo Antônio há mais de um ano. Ela acredita que o curso irá melhorar o currículo dela que pretende continuar no ramo da construção civil. “Fui a primeira mulher a ser contratada na usina e estou muito feliz com a minha profissão, porém, quero me qualificar mais ainda para que eu possa melhorar o meu desempenho na empresa”, contou a operadora de máquinas. Antes de trabalhar na usina, ela atuava como secretária em uma pequena empresa.
A necessidades apontadas pela indústria rondoniense – comentou o diretor regional do SENAI, Vivaldo Matos Filho – são a base para que o SENAI traga as soluções aos nichos de mercado. “Sabemos que a obra das Usinas requer profissionais bem preparados para os serviços pontuais e o SENAI está pronto para atender as demandas”, afirmou.
Na visão do presidente do Sistema FIERO, Denis Roberto Baú, a preparação dos trabalhadores implica em mão de obra qualificada disponível no nosso Estado. “O SENAI tem o compromisso de trazer instrutores de alto gabarito para transmitir os conhecimentos nos cursos oferecidos. A sociedade e o Estado de Rondônia são os maiores beneficiados pelas frentes de trabalho”, concluiu.
Todos os alunos matriculados no curso de Operação de Guindaste são trabalhadores das grandes indústrias ligadas ao Complexo do Madeira. Devido à demanda, o SENAI já está programando o curso para mais quatro turmas.
Fonte: Ascom
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)