Porto Velho (RO) domingo, 13 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Senai forma especialistas em gás natural


Corpo técnico está pronto para atuar após implantação do gasoduto

PORTO VELHO  - Rondônia já conta com especialistas suficientes para atender as necessidades de expansão do mercado do gás natural na região. Antes mesmo do início das obras do Gasoduto Urucu-Porto Velho, o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial(Senai/RO) promoveu o curso de Especialização Latu Senso em Tecnologia de Gás Natural, em parceria com o Núcleo de Tecnologia do Gás (NTGAS) do Senai-MS, do qual participaram 40 profissionais das áreas de química, mecânica, engenharia civil e elétrica, administração, entre outras. O curso obteve a certificação da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) de Campo Grande (MS).

A diretora de Operações do Senai/RO, Adir Josefa de Oliveira, destaca a importância do curso. Para ela, a especialização dos profissionais contribui para a preparação de uma massa crítica de especialistas de nível superior. O curso também favorece a possibilidade de desenvolvimento de uma visão especializada e multidisciplinar sobre a aplicação do gás natural nas diferentes áreas de utilização, como a matéria-prima industrial, nos ramos eletromecânicos, construção civil, hospitalar, hotelaria, indústrias de cerâmicas e alimentícias, principalmente da área de panificação.

Outro aspecto importante a considerar, de acordo com a diretora, é a utilização do gás natural como combustível industrial, em substituição a outros produtos usados em fornos e caldeiras. No seu entendimento, isso contribui para a universalização da tecnologia limpa para geração termelétrica em sistemas que atuam com motor diesel. O gás também pode ser utilizado como fonte de calor nos setores residencial, industrial e comercial, além de servir como combustível barato no setor de transporte.

Segundo a técnica, a idéia da formação deste grupo de especialistas surgiu durante discussões travadas em eventos que trataram do tema "gás natural". Ela afirma que nestas ocasiões houve diversas solicitações para que o Senai, de alguma forma, fomentasse o conhecimento sobre a tecnologia do gás natural e, até mesmo, seus aspectos ambientais.

"Fizemos o curso de especialização, visando a preparação de profissionais para a chegada do gás natural, de alguma forma foi criada uma expectativa junto aos profissionais das diversas áreas e, no entanto, os entraves burocráticos e políticos têm dificultado o desfecho desta iniciativa que trará enormes benefícios para o Estado de Rondônia", desabafou Adir, acrescentando que em função desta demora outros projetos de formação profissional foram inviabilizados.

Adir Josefa falou também que as perspectivas para o gás natural são brilhantes. A desregulamentação de porções da indústria através de todo o mundo tem tido impactos positivos no preço e suprimento do gás natural e a demanda por fontes limpas de combustível para a geração de energia elétrica, indústria e transportes têm aumentado.

Fonte: Marilza Rocha 

Mais Sobre Política

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Fu

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (3), a CPI criada pela Assembleia Legislativa de Rondônia para investigar abusos praticados pela Empres

Presidente Laerte Gomes sugere a doação de veículos do Governo para entidades filantrópicas

Presidente Laerte Gomes sugere a doação de veículos do Governo para entidades filantrópicas

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) indicou ao Governo do Estado, a agilização de medidas administrativas e operacionais par

Mariana Carvalho apresentará relatório sobre saúde em Assembleia Mundial

Mariana Carvalho apresentará relatório sobre saúde em Assembleia Mundial

Pela primeira vez uma deputada brasileira é escolhida para relatar a resolução da União Interparlamentar (UIP), um organismo que reúne parlamentares d