Quarta-feira, 16 de maio de 2007 - 05h49
Corpo técnico está pronto para atuar após implantação do gasoduto
PORTO VELHO - Rondônia já conta com especialistas suficientes para atender as necessidades de expansão do mercado do gás natural na região. Antes mesmo do início das obras do Gasoduto Urucu-Porto Velho, o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial(Senai/RO) promoveu o curso de Especialização Latu Senso em Tecnologia de Gás Natural, em parceria com o Núcleo de Tecnologia do Gás (NTGAS) do Senai-MS, do qual participaram 40 profissionais das áreas de química, mecânica, engenharia civil e elétrica, administração, entre outras. O curso obteve a certificação da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) de Campo Grande (MS).
A diretora de Operações do Senai/RO, Adir Josefa de Oliveira, destaca a importância do curso. Para ela, a especialização dos profissionais contribui para a preparação de uma massa crítica de especialistas de nível superior. O curso também favorece a possibilidade de desenvolvimento de uma visão especializada e multidisciplinar sobre a aplicação do gás natural nas diferentes áreas de utilização, como a matéria-prima industrial, nos ramos eletromecânicos, construção civil, hospitalar, hotelaria, indústrias de cerâmicas e alimentícias, principalmente da área de panificação.
Outro aspecto importante a considerar, de acordo com a diretora, é a utilização do gás natural como combustível industrial, em substituição a outros produtos usados em fornos e caldeiras. No seu entendimento, isso contribui para a universalização da tecnologia limpa para geração termelétrica em sistemas que atuam com motor diesel. O gás também pode ser utilizado como fonte de calor nos setores residencial, industrial e comercial, além de servir como combustível barato no setor de transporte.
Segundo a técnica, a idéia da formação deste grupo de especialistas surgiu durante discussões travadas em eventos que trataram do tema "gás natural". Ela afirma que nestas ocasiões houve diversas solicitações para que o Senai, de alguma forma, fomentasse o conhecimento sobre a tecnologia do gás natural e, até mesmo, seus aspectos ambientais.
"Fizemos o curso de especialização, visando a preparação de profissionais para a chegada do gás natural, de alguma forma foi criada uma expectativa junto aos profissionais das diversas áreas e, no entanto, os entraves burocráticos e políticos têm dificultado o desfecho desta iniciativa que trará enormes benefícios para o Estado de Rondônia", desabafou Adir, acrescentando que em função desta demora outros projetos de formação profissional foram inviabilizados.
Adir Josefa falou também que as perspectivas para o gás natural são brilhantes. A desregulamentação de porções da indústria através de todo o mundo tem tido impactos positivos no preço e suprimento do gás natural e a demanda por fontes limpas de combustível para a geração de energia elétrica, indústria e transportes têm aumentado.
Fonte: Marilza Rocha
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos
A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram

A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru
A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO
O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)