Sexta-feira, 13 de março de 2009 - 16h14
Aconteceu na manhã dessa sexta-feira (13 de março) no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) o lançamento da segunda turma do Projeto Guaporé, uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia Ltda. (IMMA).
Antes da assinatura de termo de cooperação, o gerente de Recursos Humanos da IMMA, José Gustavo Magalhães Almeida falou sobre os resultados obtidos na primeira fase do projeto Guaporé, e ainda sobre as perspectivas para a segunda fase que atenderá e certificará trezentos novos alunos.
Gustavo destacou que os cursos serão aplicados nas oficinas do SENAI, montadas especificamente para atender a IMMA. "Para se inscrever é preciso apenas ser maior de 18 anos de idade, saber ler e escrever e ter o desejo de aprender uma nova profissão".
Em seu pronunciamento, o diretor regional do SENAI, Vivaldo Mattos Filho foi taxativo ao afirmar que o projeto é um marco na história de Rondônia, por estar provocando mudanças substanciais na vida dos profissionais que está qualificando. Nossa preocupação e maior compromisso é formar estas pessoas. Esta troca de culturas entre o SENAI, o SESI, e empresas como a IMMA, é primordial por trazer uma nova visão. É dentro desse novo perfil que devemos formar o profissional que a indústria atual exige.
O presidente da FIERO, Denis Roberto Baú falou do sucesso do projeto Guaporé e reforçou sua importância por disponibilizar novos ensinamentos mostrando novas tecnologias, objetivando a qualificação profissional. Passamos para outro patamar de conhecimento e por isso agradecemos a confiança da IMMA, uma empresa que, temos certeza, vem para ficar.
Denis ressaltou o entusiasmo dos alunos mostrados durante a exibição de um vídeo institucional do projeto. É contagiante o entusiasmo desses novos profissionais por trabalharem numa empresa que os respeita e incentiva o seu crescimento. Precisamos divulgar a população as parcerias articuladas com empresas de outros estados que estão chegando a Rondônia, parcerias que priorizam oferecer oportunidades para trabalhadores da nossa região, que buscam conhecimento e formação para aproveitar a onda de desenvolvimento no estado.
O presidente da FIERO encerrou seu discurso afirmando que os desafios são muitos, sendo responsabilidade da Federação acompanhar esta gama de conhecimento trazida pela IMMA. É primordial nos capacitarmos para capacitar melhor.
"Porto Velho está em posição estratégica para atender os vizinhos da América Latina. Mais do que isso, é um oásis. Aqui não se fala em crise, somente em crescimento e desenvolvimento", avalia Jell Andrade, membro do Conselho Consultivo da IMMA. Ele ressalta que a fábrica da IMMA, no futuro, estará preparada para atender outras demandas por equipamentos dos segmentos metal-mecânico.
Para seguir com o objetivo de contribuir com a Região Norte, a empresa pretende ainda este ano estender a oferta de vagas do programa de capacitação para as regiões mais carentes de Porto Velho. E para concretizar a iniciativa, a IMMA já está em contato com a prefeitura de Porto Velho e com o governo do Estado de Rondônia para firmar a parceria.
Em seguida a assinatura do termo de cooperação, o SENAI e IMMA ofereceram um café da manhã para os convidados.
Fonte: UNICOM
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)