Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senadora Fátima Cleide diz que segurança pública em Rondônia está um caos



A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje (28) o relatório do senador Valdir Raupp (PMDB) à PEC 87-A, que trata da transposição de servidores de Rondônia para folha em extinção da União.

Após a aprovação da matéria, a senadora Fátima Cleide (PT), autora da emenda constitucional, agradeceu todos os senadores da CCJ, lideranças do Governo e da oposição pelo apoio e aprovação da proposta, e disse que o mérito diz respeito “não apenas à isonomia entre os Estados, mas também em relação ao desenvolvimento regional”.

“Se faz justiça com a população de Rondônia, e a possibilidade do Estado dispor de mais recursos para ações que possam trazer benefícios a toda a sociedade é muito positiva. O Estado pode investir em segurança pública, que hoje está um caos”, disse a senadora, registrando o assassinato de “uma companheira professora”, de Presidente Médici. Trata-se de Maria das Graças Cardoso, de 54 anos. Presente à sessão, o governador não pôde se pronunciar.

Fátima citou ainda a recente chacina de cinco pessoas em Machadinho, entre as quais um jovem de apenas 14 anos. “Farei um novo pronunciamento para demonstrar a insegurança que vive Rondônia”.

A senadora também agradeceu a compreensão do senador Expedito Junior (PSDB) de retirar duas emendas que ele tinha apresentado ao relator. “Neste momento, vamos garantir a isonomia para Rondônia”, disse.

O senador Artur Virgilio (PSDB-AM), citando Amapá e Roraima, disse que “a flagrante injustiça” para com Rondônia estava sendo superada com a união da bancada, parabenizando a autora da matéria pela proposição apresentada em 2003. “A matéria trará alívio necessário aos cofres públicos de Rondônia”, ressaltou.

Os senadores João Pedro (PT-AM) e Ideli Salvatti (PT-SC) registraram a iniciativa e o empenho de Fátima em relação à matéria. “Assim como o texto da DRU, que apresentei no Senado há algum tempo, para desvincular os recursos da educação, a PEC de interesse de Rondônia também é antiga, de 2003, e agora se concretiza mais uma vitória”, disse Salvatti.

Representantes de sindicatos que integram a Comissão Intersindical participaram da sessão, na qual também estiveram deputados estaduais.

Fonte: Mara Paraguassu de Oliveira

Gente de OpiniãoSábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)