Sexta-feira, 23 de outubro de 2009 - 11h24
Para melhorar o atendimento à saúde indígena no Brasil, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) enviou ofício ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, onde reforça o apoio para a criação de Secretaria de Saúde Indígena.
A medida nasceu de discussões entre os integrantes do Fórum dos Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena. A coordenadora do Fórum, Maria do Carmo Andrade Silva, esteve no gabinete da senadora Fátima para pedir apoio à edição de Medida Provisória para criação do órgão.
A senadora Fátima acredita que criação da Secretaria contribuirá para melhorar a saúde indígena. “É inconteste a necessidade de buscarmos mecanismos capazes de otimizar a prestação dos serviços de saúde indígena no Brasil”, destacou a senadora.
Segundo Silva, desde o início deste ano Grupo de Trabalho com técnicos do ministério da Saúde e lideranças indígenas trabalham para formular políticas adequadas para fornecer tratamento digno às populações tradicionais.
O ministro Temporão considerou a medida importante e concordou com a criação da Secretaria de Saúde Indígena, ao enviar a minuta da Medida provisória ao Ministério do Planejamento.
“As políticas públicas para a saúde indígena precisam ser reestruturadas para que as comunidades tradicionais tenham um atendimento médico adequado e digno. Um órgão específico vai contribuir para essa evolução”, disse Fátima.
Fonte: Mara Paraguassu
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)